Ericsson vai investir US$ 15 milhões em fábrica no Brasil

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A Ericsson anunciou nesta quinta-feira, 18, que investirá US$ 15 milhões em sua fábrica situada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A cifra representa cinco vezes mais do que o aporte de US$ 3 milhões feito na fábrica neste ano. Com isso, a Ericsson pretende aumentar a linha de produção de estações radiobase (ERBs) 2G e 3G para se preparar para a demanda do mercado.
"Estamos trazendo novos produtos e adequando a linha de produção. Ainda há espaço para crescer em 2009, a demanda está alta. O mercado ainda crescerá no ano que vem, mas de forma comedida e por esse motivo vamos investir na fábrica", afirma Fátima Raimondi, presidente da Ericsson no Brasil.
Outro objetivo da fabricante sueca com a expansão da produção é aumentar as exportações do Brasil, para se aproveitar da valorização do dólar frente ao real. Em 2007, a empresa obteve R$ 170 milhões com exportações, cifra que deve ser maior neste ano e em 2009.
"O dólar facilita as exportações, porque nossos preços ficam mais agressivos no mercado. Nossa meta é elavar as exportações da fábrica do Brasil para a América Latina e retomar o elevado patamar de vendas para a África do Sul", comenta Raimondi.
Analistas de mercado apontam, no entanto, que o aumento dos investimentos na produção pode estar relacionado também com a possibilidade da Nokia Siemens abrir uma fábrica no país entre 2009 e 2010, além de ser uma forma da empresa melhorar a sua oferta em relação aos preços da chinesa da Huawei.
Serviços
Um aposta da Ericsson para conquistar novos contratos, até como um diferencial em relação aos preços ofertados pela Huawei, está no aumento dos serviços, os quais já representam 42% da receita total da empresa no Brasil.
Além dos contratos de manutenção de redes que já mantém com a Telefônica, Oi, Brasil Telecom, entre outras, a Ericsson pretende ampliar a sua atuação na área de gerenciamento de redes, gerando informações sobre provisionamento, custos e retornos, por exemplo. Além disso, serviços de integração de redes também estão no escopo da fabricante para 2009.
A expectativa da empresa é que a área de serviços deve crescer cerca de 10% neste ano. Em relação a toda a operação, a estimativa é crescer entre 5% a 10% em relação a 2007 e faturar entre US$ R$ 2 bilhões a US$ 2,1 bilhões.

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