Ao longo desse ano a Norton da Symantec emitiu alertas de segurança sobre alguns acontecimentos mundiais que se tornaram ameaças online por serem assuntos que promovem grande interesse na população e, quando disponível, são normalmente acessados. Cientes disso, cibercriminosos criam iscas e truques para convencer o internauta a clicar onde não devem e, desta forma, roubar dados pessoais ou assumir o controle sobre equipamentos e perfis sociais. Esses golpes explorados por crackers colocam em risco qualquer um que, de alguma forma, esteja conectado à rede, mas não devidamente protegido ou atento aos sinais de perigo.
O usuário brasileiro também foi alvo dos criminosos virtuais. Abaixo alguns exemplos de malwares que afetaram os usuários brasileiros durantes este ano:
• No final de janeiro, o grupo hacker Anonymous anunciou que daria início a uma série de ataques contra páginas online dos principais bancos do Brasil. Segundo o grupo, o intuito seria alertar a população sobre a injustiça e a corrupção que predomina no País. A semana foi propositalmente escolhida, pois nela acontece a maioria dos pagamentos dos salários.
• Em março, a Norton da Symantec identificou malwares relacionados ao filme "Jogos Vorazes", um grande sucesso de bilheteria no mundo todo. Entre os termos de busca que retornaram resultados maliciosos, estavam: Jogos Vorazes de Suzanne Collins; Jogos Vorazes Movie Download grátis; Jogos Vorazes Torrent Filme completo.
• No mês de abril, foram descobertas ações maliciosas ligadas ao sucesso do cinema Titanic, relançado neste ano. Criminosos virtuais experientes criaram websites falsos e perigosos que aparecem nas buscas online, isto é, a partir da palavra-chave Titanic. Ao clicarem nestes links, os internautas desencadeiam uma série de downloads automáticos de softwares maliciosos.
• Também em abril, circularam informações sobre o vírus Flashback Trojan, o mais novo cavalo de Tróia da plataforma Mac. Este software malicioso se apresentava como um plug-in comum para quem navegava na internet, sendo capaz de roubar senhas e informações pessoais.
• Quando uma celebridade é vítima de algum golpe virtual, a repercussão é imediata. Em maio, a atriz Carolina Dieckmann teve as suas fotos íntimas expostas na Internet, fruto de uma ameaça chamada de Phishing.
• Ainda em maio, chegou ao conhecimento dos usuários comuns o malware Flamer, que ultrapassou em complexidade as referências Stuxnet e Duqu. O arquivo malicioso tinha a habilidade de obter informações de sistemas infectados localizados no Oriente Médio. Esta armadilha estava sendo difundida discretamente há dois anos.
• A popularidade que o futebol possui ao redor do mundo chama a atenção dos criminosos virtuais. Tanto que, em outubro, a Norton detectou que a imagem do jogador de futebol Lionel Messi, do clube espanhol Barcelona e da seleção argentina, foi usada como isca para fisgar fãs desprevenidos. O hacker criou um site utilizando a imagem de ídolo como chamariz que pedia que os usuários registrassem um login e senha. Com isso, os fãs teriam acesso, supostamente, às redes sociais do jogador. Porém, na verdade, os internautas acabaram sendo vítimas de fraudadores que usam deste artifício, o Phishing, para roubar informações pessoais e sigilosas, obtendo ganhos financeiros.