Para garantir desempenho do lançamento de seu site de vendas on-line, a Dimed, distribuidora de medicamentos na região Sul, adotou um projeto de tuning realizado pela ilegra, com duração de 2 semanas. Devido ao grande volume de acessos esperados no site após sua estreia, foi necessária a otimização da performance para viabilizar a venda de produtos aos mais de 9 mil clientes de varejo em média.
O novo projeto do e-commerce da Dimed partiu do portal existente que continha apenas serviços para os clientes. A atualização possibilitou a busca de dados dos produtos, ver em tempo real o estoque e fazer uma solicitação única para todas as lojas, além de acompanhar o status do pedido. A otimização do sistema foi essencial para o lançamento, segundo Geovani Scalcon, coordenador de TI da Dimed. "O portal tem o objetivo de aumentar em 10% os atuais 80% de volume de pedidos eletrônicos da empresa. Pretende agregar facilidades aos clientes garantindo e superando o nível de serviço atual", completa.
Rodrigo Oliveira, supervisor do atacado, comercial e logística, responsável pelo projeto, relata que a otimização teve como procedimento pesquisas diretas com usuários, utilizando a percepção dos clientes que já conheciam o site. Após a atualização para o portal e-commerce, foi necessário o mapeamento dos pontos críticos em questão do tempo de resposta. O resultado em ganho de tempo, na performance dos processos do site resultou em melhora de até 5 vezes. A intenção é que o e-commerce da Dimed passe a ser referência de venda eletrônica da empresa e os ganhos percebidos, segundo Scalcon, são o aumento de vendas, a facilidade de navegação e a satisfação do cliente.