Icaro Tech lança plataforma que agiliza construção de sistemas

0

A Icaro Tech, especializada em soluções de gestão, analytics e cognição que potencializam a inteligência das operações, acaba de anunciar um novo produto para seu portfólio, o FlexForward. Classificado como uma plataforma de desenvolvimento de sistemas, o produto vai dar flexibilidade e agilidade ao desenvolvimento e implementação de soluções dedicadas às operações de médias e grandes empresas.

A novidade se destaca por ser uma tecnologia concebida com foco na área de operações, com criação e desenvolvimento realizado por profissionais que possuem experiência em operações inteligentes e, por isso, têm expertise para entender as demandas do mercado, o que deve destacar a nova oferta entre as opções de "prateleira" customizadas.

"A grande vantagem do uso da plataforma é que ela permite realizar a implementação de softwares em um prazo muito menor do que a média, com custo reduzido e qualidade superior. Utilizando como base os projetos desenvolvidos numa fase inicial de testes, em cenários reais de clientes, verificamos que a economia de tempo – do desenvolvimento à implantação – pode ultrapassar os 40%", afirma Vinicius Regis, Head da área de Operations and Asset Management da Icaro Tech. "Financeiramente, o custo da plataforma se torna muito atraente, por conta do baixo valor de licenciamento, suporte e manutenção", completa o executivo, que é líder da equipe responsável pelo desenvolvimento da novidade.

Os resultados de alta eficiência e custos baixos apresentados pelo FlexForward são possíveis devido a utilização de uma metodologia de padronização de desenvolvimento. Além disso, a reutilização de componentes, que passam a servir como base para a criação de – virtualmente – qualquer tipo de sistema, torna a plataforma altamente flexível e robusta, permitindo que o desenvolvimento seja feito de forma mais ágil que a média, além de redução nos custos não apenas de implantação, mas também de manutenção e evolução.

Em um dos cenários reais de testes, aplicado dentro de uma grande empresa da área de telecomunicações, a plataforma foi aplicada no auxílio da gestão de contratos e avaliação do nível de serviço prestado por terceiros, automatizando um processo originalmente manual, e que antes era feito de forma quase artesanal.

"Com o FlexForward, verificamos que houve um grande avanço na análise do cumprimento das exigências contratuais com terceiros, os chamados Acordos de Nível de Serviço (SLAs, na sigla em inglês). A análise automatizada desse fluxo de dados se tornou muito mais fácil, não apenas por conta da interface e usabilidade da ferramenta, mas também por ser mais colaborativa e de fácil compartilhamento. Além disso, o uso da plataforma também trouxe mais confiança à análise, com um acompanhamento mais sofisticado dos acordos com os fornecedores e muito mais rastreável, diminuindo as possibilidades de erros de cálculos e ocorrências de fraudes", acrescenta o executivo.

Outro diferencial da plataforma é sua capacidade de expansão e evolução constante. Criada de forma modular e com capacidade de concentrar múltiplos sistemas em um único lugar, o produto se comporta como um "Portal de Portais", permitindo não apenas o gerenciamento de outras aplicações, mas também a adição de outros sistemas em uma única área de trabalho. Segundo o Head de OAM da Icaro Tech "qualquer sistema, seja ele desenvolvido sobre a plataforma ou legado, pode ser acessado através do FlexForward".

É o caso de outro cliente, também da área de Telecom, no qual a equipe da Icaro Tech utilizou a plataforma para substituir um sistema legado responsável pela consulta de plataformas de rede. Este, por ser instável e utilizar tecnologia ultrapassada, apresentava dificuldades de manutenção e evolução e, por não receber suporte adequado, prejudicava a produtividade de toda a equipe. "Em um período de três meses nossa equipe desenvolveu toda a aplicação, fez a migração e realizou diversos testes para garantir a estabilidade e usabilidade do sistema", lembra Vinicius Regis.

"Conversando com os usuários, percebemos que o FlexForward contribuiu significativamente para aumentar a produtividade da equipe ao permitir que as informações estivessem em um único lugar. Com o sucesso desta primeira fase, inclusive, surgiram novas demandas para o produto, sendo que uma delas deu origem a um portal de apoio ao diagnóstico de problemas do cliente final, também desenvolvido e disponibilizado sobre a plataforma. A novidade neste projeto em específico, foi a incorporação da tecnologia cognitiva IBM Watson, responsável por analisar e interpretar o contexto das reclamações dos clientes, agilizando o diagnóstico do problema e o atendimento ao usuário final", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.