Auren e Vivo criam joint-venture para atuar no mercado livre de energia

0

A Auren Energia e a Vivo anunciam a assinatura de contrato para a criação de uma joint-venture (JV) focada na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil. O objetivo é capturar as oportunidades que surgirão com a abertura do mercado livre de energia que representará um potencial de mais de 72 mil novos consumidores que poderão escolher o seu fornecedor e ter maior flexibilidade na contratação do insumo, a partir de 1° de janeiro de 2024.

Com ambição de ser referência nacional em seu segmento de atuação, a JV adotará a modalidade de comercialização varejista e contará com equipe própria e independente. A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia dos órgãos concorrenciais competentes, bem como à obtenção das habilitações regulatórias necessárias para o desenvolvimento de seus negócios.

A nova empresa reunirá a experiência de duas das maiores marcas em seus segmentos: a Auren, líder em comercialização de energia no Brasil e referência em geração de energia renovável, e a Vivo, líder do mercado brasileiro de telecomunicações, com mais de 112 milhões de acessos, e uma plataforma digital, que, cada vez mais, atua em uma gama de ecossistemas nos segmentos B2C e B2B. Dessa forma, os clientes terão a seu dispor uma nova empresa com profundo conhecimento em energia renovável, produtos e serviços alinhados às suas necessidades, capilaridade nacional e excelência no atendimento.

"O mercado de energia está passando por grandes transformações. Em alguns anos todas as pessoas e empresas do país poderão escolher seu fornecedor de energia, o que mudará suas exigências quanto a prestação de serviço e atendimento. E a Vivo é uma das marcas do Brasil com mais experiência em relacionar-se com clientes, por isso temos importantes ativos para aportar na JV com a Auren", afirma Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo. "Além disso, o anúncio de hoje representa um avanço do nosso posicionamento estratégico como plataforma digital e reforça nosso compromisso com pilares ESG", completa.

"O ano de 2024 será transformador para o mercado livre de energia e exigirá adaptação nos modelos de negócios das empresas do Setor Elétrico para atender um número crescente de consumidores de menor porte e, futuramente, pessoas físicas. A Auren figura, atualmente, como a maior comercializadora de energia e uma das maiores geradoras de energia renovável do país e, por meio da JV, ganhamos ainda mais escala nessa transformação ao adicionar às competências, já presentes na companhia, a capilaridade e acesso aos canais de relacionamento já estabelecidos pelo nosso novo parceiro, a Vivo", destaca Mario Bertoncini, vice-presidente Financeiro e Novos Negócios da Auren Energia.

Implementado de forma gradativa desde 1995, o Mercado Livre está disponível para clientes conectados à rede de alta tensão (superior a 2,3 kV) com demanda contratada superior a 500 kW, onde podem escolher livremente o seu fornecedor de energia e já conta com 36 mil unidades consumidoras em todo o Brasil. A partir de janeiro de 2024, ocorrerá uma nova fase de abertura do mercado livre, onde consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada, poderão aderir, representando um público potencial de até 72 mil novos clientes, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

A exploração deste novo potencial será o foco da nova companhia que irá atuar no segmento de clientes com demanda inferior a 500 kW, preparando-se, inclusive, para atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro.

O avanço do novo modelo deve provocar profundas mudanças no setor de energia, entre elas, a evolução na qualidade e na forma de prestação do serviço, com avanços no relacionamento com consumidores e na oferta de novos produtos, adicionando valor ao fornecimento de eletricidade, como, por exemplo, soluções de casa inteligente, otimização e gestão de consumo ligados às melhores práticas de sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.