Rápido crescimento do 5G amplia demanda por frequências sem fio

0

As redes 5G estão chegando ao final do seu quarto ano de operação comercial e o cenário global revela que a tecnologia avançou muito em diversos mercados. Durante o 3T de 2023, o mundo adicionou 537 milhões de conexões 5G para atingir um total global a 1,6 bilhão de conexões, o que representa um aumento de 71% no último ano. De acordo com a 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, e dados da Omdia, essa trajetória de crescimento sugere um futuro otimista para a adoção da tecnologia.

"O cenário global em relação à tecnologia 5G apresenta um momento positivo, onde a inovação e a colaboração ainda são as chaves para progresso duradouro", disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. "Com a conclusão do World Radio Conference, é importante manter o trabalho e a cooperação internacionais para garantir a oferta de frequências e desenvolvimento de padrões tecnológicos necessárias para continuar trilhando esse caminho".

Olhando para o futuro, com a implementação de novos recursos de 5G-Advanced e a conclusão dos trabalhos para o desenvolvimento da tecnologia 6G, a previsão da Omdia é que a tecnologia 5G deve atingir 1,8 bilhão de conexões globais até o final de 2023 e 7,9 bilhões até 2028. Embora esses números sugiram uma forte expansão futura, é importante lembrar que o crescimento nem sempre é linear. Fatores como o desenvolvimento de infraestrutura, disponibilidade de frequências e dispositivos, e demanda do consumidor ainda influenciarão o ritmo de adoção da tecnologia em diversas regiões e segmentos.

Em geral, a América do Norte ainda é um dos líderes na construção de redes 5G, registrando 176 milhões de conexões no 3T23. Isso representa 22 milhões de novas conexões no trimestre, ou crescimento de 14% em relação ao trimestre anterior. Isso também representa 26% de participação de mercado e 46% de penetração, destacando o forte compromisso regional de suportar a tecnologia 5G. Algumas operadoras nacionais da região também já construíram ou estão no processo de implementar redes 5G Independentes.

Enquanto isso, a adoção da tecnologia 5G ainda é incipiente na América Latina e Caribe. A região, no entanto, demonstrou avanços promissores: 7 milhões de conexões LTE foram adicionadas no 3T23, com a região contabilizando um total de 572 milhões. Apesar da dominância da tecnologia 4G, o número de conexões 5G deve quadruplicar em 2023 para 46 milhões. Destacando o potencial para crescimento nessa região, previsões sugerem que a América Latina e o Caribe devem atingir 492 milhões de conexões 5G até 2028.

"As tecnologias 4G e 5G ainda são importantes para a comunicação móvel na América Latina", disse Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe. "Em 2024, fatores como os leilões de frequências já previstos e maior acesso a dispositivos 5G devem criar oportunidades robustas para o sucesso regional da tecnologia".

Kristin Paulin, Analista Principal da Omdia, disse "Hoje, nossa postura é um de otimismo cauteloso diante do atual cenário para a tecnologia 5G. O setor poderá explorar todo o potencial da tecnologia e ter um impacto transformacional sobre nossas vidas se continua desenvolvendo novas oportunidades através da inovação e cooperação".

O número de redes 5G em operação ao redor do mundo está cada vez mais próximo do número de redes 4G. Hoje, a 5G conta com 296 redes comerciais no mundo e deve atingir 438 em 2025, reflexo dos investimentos robustos em infraestrutura 5G ao redor do mundo. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 14 de dezembro de 2023:

5G:
• Global: 296
• América do Norte: 17
• América Latina e o Caribe: 32

4G LTE:
• Global: 712
• América do Norte: 18
• América Latina e o Caribe: 133

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.