As redes 5G estão chegando ao final do seu quarto ano de operação comercial e o cenário global revela que a tecnologia avançou muito em diversos mercados. Durante o 3T de 2023, o mundo adicionou 537 milhões de conexões 5G para atingir um total global a 1,6 bilhão de conexões, o que representa um aumento de 71% no último ano. De acordo com a 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, e dados da Omdia, essa trajetória de crescimento sugere um futuro otimista para a adoção da tecnologia.
"O cenário global em relação à tecnologia 5G apresenta um momento positivo, onde a inovação e a colaboração ainda são as chaves para progresso duradouro", disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. "Com a conclusão do World Radio Conference, é importante manter o trabalho e a cooperação internacionais para garantir a oferta de frequências e desenvolvimento de padrões tecnológicos necessárias para continuar trilhando esse caminho".
Olhando para o futuro, com a implementação de novos recursos de 5G-Advanced e a conclusão dos trabalhos para o desenvolvimento da tecnologia 6G, a previsão da Omdia é que a tecnologia 5G deve atingir 1,8 bilhão de conexões globais até o final de 2023 e 7,9 bilhões até 2028. Embora esses números sugiram uma forte expansão futura, é importante lembrar que o crescimento nem sempre é linear. Fatores como o desenvolvimento de infraestrutura, disponibilidade de frequências e dispositivos, e demanda do consumidor ainda influenciarão o ritmo de adoção da tecnologia em diversas regiões e segmentos.
Em geral, a América do Norte ainda é um dos líderes na construção de redes 5G, registrando 176 milhões de conexões no 3T23. Isso representa 22 milhões de novas conexões no trimestre, ou crescimento de 14% em relação ao trimestre anterior. Isso também representa 26% de participação de mercado e 46% de penetração, destacando o forte compromisso regional de suportar a tecnologia 5G. Algumas operadoras nacionais da região também já construíram ou estão no processo de implementar redes 5G Independentes.
Enquanto isso, a adoção da tecnologia 5G ainda é incipiente na América Latina e Caribe. A região, no entanto, demonstrou avanços promissores: 7 milhões de conexões LTE foram adicionadas no 3T23, com a região contabilizando um total de 572 milhões. Apesar da dominância da tecnologia 4G, o número de conexões 5G deve quadruplicar em 2023 para 46 milhões. Destacando o potencial para crescimento nessa região, previsões sugerem que a América Latina e o Caribe devem atingir 492 milhões de conexões 5G até 2028.
"As tecnologias 4G e 5G ainda são importantes para a comunicação móvel na América Latina", disse Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe. "Em 2024, fatores como os leilões de frequências já previstos e maior acesso a dispositivos 5G devem criar oportunidades robustas para o sucesso regional da tecnologia".
Kristin Paulin, Analista Principal da Omdia, disse "Hoje, nossa postura é um de otimismo cauteloso diante do atual cenário para a tecnologia 5G. O setor poderá explorar todo o potencial da tecnologia e ter um impacto transformacional sobre nossas vidas se continua desenvolvendo novas oportunidades através da inovação e cooperação".
O número de redes 5G em operação ao redor do mundo está cada vez mais próximo do número de redes 4G. Hoje, a 5G conta com 296 redes comerciais no mundo e deve atingir 438 em 2025, reflexo dos investimentos robustos em infraestrutura 5G ao redor do mundo. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 14 de dezembro de 2023:
5G:
• Global: 296
• América do Norte: 17
• América Latina e o Caribe: 32
4G LTE:
• Global: 712
• América do Norte: 18
• América Latina e o Caribe: 133