Uma pesquisa da CrowdStrike sobre o estágio de uso de Inteligência Artificial (IA) em cibersegurança – 2024 State of AI in Cybersecurity Survey – mostrou que 80% dos líderes de segurança preferem ferramentas de IA generativa baseadas em plataforma em vez de produtos e aplicativos pontuais, destacando a crescente demanda por tecnologias integradas que aumentem a eficiência das operações de segurança.
A pesquisa também revelou que 63% dos entrevistados afirmaram que reformulariam seu conjunto de soluções de segurança atual para adotar ferramentas de IA generativa totalmente integradas, ressaltando uma mudança decisiva em direção a estratégias de segurança cibernética orientadas por plataformas. À medida que as organizações enfrentam uma escassez cada vez maior de habilidades, o aumento da velocidade e da sofisticação dos adversários e a complexidade operacional, as descobertas destacam um caminho claro : soluções de GenAI integradas à plataforma e criadas especificamente para atender às demandas exclusivas da segurança cibernética.
Principais conclusões da pesquisa:
- Plataforma ou nada: 80% dos entrevistados preferem a tecnologia de IA generativa fornecida como parte de uma plataforma unificada de segurança cibernética, com a integração classificada como a principal prioridade de adoção.
- Impedir violações é um requisito fundamental: com 74% dos entrevistados relatando uma violação no último ano ou expressando preocupações sobre vulnerabilidades, melhores recursos de detecção e resposta são um dos principais impulsionadores da adoção de IA generativa.
- Criado especificamente para segurança: 76% dos entrevistados exigem ferramentas de GenAI projetadas especificamente para segurança cibernética, rejeitando ferramentas de uso geral.
- Reforço de analistas, não substituição: A maioria dos entrevistados vê a IA generativa como uma ferramenta para aprimorar a experiência do analista de segurança, aumentando a produtividade, reduzindo o esgotamento e a fadiga de alertas e acelerando a integração, sem substituir o conhecimento humano.
- Adoção responsável: Quase 90% dos entrevistados estão estabelecendo proativamente diretrizes de segurança para o uso da GenAI, enfatizando a importância dos controles integrados de segurança e privacidade, com a maioria dos entrevistados vendo a integração, a segurança e a privacidade como essenciais para desbloquear todo o potencial da IA generativa.
"A IA generativa já está revolucionando a segurança cibernética e tem o potencial de fazer ainda mais. A pesquisa Estado da IA 2024 2024 reforça uma clara mudança no setor: As organizações não estão mais interessadas em soluções fragmentadas ao adotar uma tecnologia transformadora – elas exigem o poder da plataforma", disse Elia Zaitsev, CTO da CrowdStrike.
"O verdadeiro potencial da IA generativa está na integração perfeita entre sistemas e dados, otimizando a produtividade dos analistas e acelerando a detecção e a resposta a ameaças. Essa é a nossa abordagem com Charlotte AI, um dos primeiros assistentes de analistas de segurança de IA generativa totalmente integrados e desenvolvidos para fins específicos do setor, e esperamos ampliar continuamente os limites da inovação em nossa missão de impedir violações", afirmou o executivo.
Cybersecurity Forum reúne os principais especialistas do setor
A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP, e está com inscrições promocionais até 30 de dezembro. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.