Para reforçar seu compromisso de entrega de serviços de qualidade diferenciada, a Eletronet conclui o ano com dois novos fornecedores de trânsito internacional, a Sparkle e NTT Communications – ampliando o acesso de seus clientes a uma rede internacional robusta, com conexões otimizadas na Europa, América Latina e Ásia.
Como fornecedoras de trânsito Tier 1, as operadoras possuem infraestrutura própria e não precisam de outros contratos para alcançar qualquer ponto da Internet. As duas alianças estão alinhadas com a estratégia da Eletronet – de prover a melhor plataforma de conectividade ao mercado – aumentando a segurança por meio de redundância e a mitigação de riscos de congestionamento. Pois, em caso de falhas ou interrupções em outras rotas, o tráfego pode ser redirecionado automaticamente, garantindo a estabilidade do serviço em momentos de transbordo.
A Sparkle, provedora global de telecomunicações, possui sua rede própria de cabos submarinos internacionais (Seabone) e tem interconexões com múltiplas plataformas como Google, Netflix e Facebook – assim como com CDNs (Content Delivery Networks), além de grandes provedores de conteúdo (OTT). Estas interconexões permitem a redução de saltos (hops) e de latência, proporcionando rotas mais curtas e eficientes para destinos internacionais, especialmente em conteúdos populares entre os usuários finais e serviços que dependem de baixa latência, como VoIP, jogos online e transmissões ao vivo. Tudo isso com garantias robustas de Service Level Agreement (SLA) e segurança nas rotas Sparkle.
Já a NTT Global IP Network é uma das maiores redes globais de telecomunicações e interconexão de dados que oferece alta capacidade de trânsito IP para grandes operadoras, provedores de conteúdo e empresas em todo o planeta. É reconhecida por dispor de uma rede bastante robusta e com presença em hubs importantes ao redor do mundo, especialmente na Ásia e nos Estados Unidos. Sua capacidade de lidar com grandes volumes de tráfego de dados ajuda a Eletronet a escalar seus serviços conforme a demanda crescente de tráfego de streaming, OTTs e serviços em nuvem, garantindo uma conexão fluída e sem gargalos.
Célio Mello, gerente de Produtos e Projetos Estratégicos da Eletronet, explica que Sparkle e NTT juntam-se a operadoras renomadas no fornecimento de rede à Eletronet, como Cogent e Arelion, agregando valor ao blend de Trânsito IP e reforçando sua missão de oferecer a melhor conectividade aos seus clientes. Essa diversificação permite ofertar rotas mais curtas e eficientes para destinos internacionais, especialmente para a Ásia e América do Norte, melhorando a experiência de usuários finais e empresas.
"O cliente Eletronet poderá prover ao seu consumidor final uma conexão ainda mais confiável, com maior capacidade de transmissão e menor latência, gerando valor competitivo ao seu negócio e a possibilidade de expandir sua carteira de clientes com a divulgação positiva desses resultados", comenta Mello.
Estrutura internacional
Com os trânsitos da Sparkle e da NTT, a Eletronet passa a oferecer uma conexão mais fluída aos mercados fora do Brasil, sendo este um recurso essencial para clientes corporativos com operações internacionais ou para provedores que atendem a usuários que consomem conteúdos globais. Essas medidas somam-se à abertura do Ponto de Presença (POPs) em Nova York que a Eletronet realizou neste ano, dando atenção a clientes internacionais que desejam ter acesso a tráfego no Brasil e/ou aos parceiros nacionais com interesses no exterior.