Historicamente reconhecida como um setor tradicional, a construção civil vive uma transformação acelerada impulsionada pela revolução tecnológica, que está redefinindo desde a concepção e entrega dos empreendimentos até a experiência do cliente.
A jornada de inovação de uma construtora começa nos bastidores, com o uso de soluções avançadas para otimizar cada etapa do ciclo imobiliário: compra e legalização de terrenos, comercialização, produção, entrega e assistência técnica. Neste contexto, a adoção de tecnologias de ponta, como a nova versão do ERP SAP/SAP HANA (sistema de software abrangente que simplifica processos), irá proporcionar melhorias na Jornada Integrada de Produção (JIP), garantindo padronização, organização e eficiência.
A inovação também se estende ao processo construtivo, com a utilização de métodos como paredes de concreto e a adoção plena do BIM (Building Information Modeling) em todas as suas dimensões, permitindo desde o desenvolvimento de projetos de maior qualidade até uma gestão otimizada da execução da obra, garantindo o cumprimentos dos prazos, e aumentando a produtividade e a escalabilidade. Além disso, permite integrar processos de comercialização e adotar tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada e realidade virtual. Com essas ferramentas, é possível oferecer ao cliente uma experiência imersiva por meio do decorado virtual, mostrando como o imóvel ficará antes mesmo de ser finalizado.
Destaco também a adoção de Inteligência Artificial (IA) Generativa, que é aplicada para melhorar a segurança dos trabalhadores e a qualidade do produto final. Por exemplo, ferramentas baseadas em IA atuam como copilotos para engenheiros e outros profissionais, oferecendo as melhores práticas para a realização da obra.
Essa inovação tecnológica também contempla aplicação de tecnologia no próprio imóvel. Soluções para monitoramento de sistemas e automação residencial tornam as unidades mais funcionais e adaptadas às necessidades modernas. Sensores em bueiros que previnem alagamentos e sistemas de iluminação acionados por movimento são exemplos de como elevar o padrão das construções, conectando hardware e software de forma integrada.
Para além do produto: revolucionando a experiência do cliente
A experiência do cliente deve ir além da compra de um imóvel, ela deve englobar todo o relacionamento com a marca. Na MRV, onde atuo há 15 anos como diretor de Tecnologia e Transformação Digital, a preocupação com a experiência do cliente começa desde o primeiro contato, realizado via chatbots Mia (para empreendimentos MRV) e Sofia (no caso de Sensia), que juntos atendem cerca de 5 mil prospects diariamente. Após essa primeira conexão, o relacionamento com o cliente passa por outras etapas, como a concessão de crédito, negociação e compra digital, assinatura digital dos contratos, até o acompanhamento das obras. Todos os pontos de contato são cuidadosamente planejados para ocorrer em plataformas digitais intuitivas, proporcionando praticidade e eficiência ao cliente.
Após a aquisição, o nosso cliente tem acesso ao superapp Conviver MRV, que vai além do básico, oferecendo funcionalidades como: acompanhamento da evolução da obra; gestão financeira e renegociação de parcelas; compra de itens para o imóvel via marketplace; e serviços relacionados à vida em condomínio, como reservas de espaços e comunicação com o síndico.
As plataformas digitais também têm outro papel importante na vida dos clientes. Com iniciativas como o programa de indicação premiada e comunidades digitais que incentivam a economia compartilhada, nascem ideias simples, mas que facilitam o dia a dia das pessoas, como, por exemplo, as caronas solidárias e compras em grupos. Com isso, estamos democratizando o acesso a soluções tecnológicas e promovendo maior integração entre os moradores dos empreendimentos.
Acredito que a próxima grande evolução será o uso de IA para tornar o relacionamento do cliente com o produto mais intuitivo. Imagine um morador tirando uma foto da parede para saber se pode perfurá-la ou usando IA para solucionar problemas de manutenção em tempo real. Essas ferramentas trarão praticidade, eliminando a necessidade de processos burocráticos como consultas a manuais.
A transformação do tradicional
Empresas do setor de construção civil, tradicionalmente associadas a métodos convencionais, estão agora à frente de uma transformação digital que permeia todas as áreas do negócio, mostrando que é possível integrar inovação, eficiência operacional e experiência do cliente, estabelecendo um novo paradigma para o setor.
Vejo que a tecnologia deixou de ser uma ferramenta para se tornar parte da estratégia do negócio, trazendo ganho de eficiência, transformação da experiência do cliente e redefinição de padrões de produto. O futuro promete não só mais inovações, mas um equilíbrio inteligente entre tecnologia, custo e impacto social.
Reinaldo Ferreira Sima, diretor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da MRV.