As receitas da Sonda atingiram US$ 1,2 bilhão nos primeiros nove meses do ano, o que representa um crescimento de 22,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
O resultado se deve à dinâmica comercial favorável dos últimos anos, que permitiu a todas as geografias crescerem dois dígitos, com destaque para o Brasil, que liderou com um crescimento de 47,6%, seguido pela região andina, com 31%, América do Norte, com 18,3%, e Cone Sul, com 13,4%.
O EBITDA, por sua vez, ficou em US$ 104 milhões, ou seja, 17,7% acima do reportado no mesmo período de 2023. Esse desempenho se deve à estratégia de ganhar posição de mercado globalmente, bem como ao fortalecimento de seu diferencial em indústrias ou verticais para as quais a empresa gera soluções digitais voltadas às necessidades específicas de cada cliente.
O lucro líquido atribuível à controladora foi de US$ 16,7 milhões, o que representa US$ 8,2 milhões inferior ao mesmo período do ano anterior. Isso se deve principalmente ao fato de que em 2023 houve um lucro financeiro não recorrente de US$ 8,9 milhões com a aquisição da empresa Multicaja. Além disso, há um efeito de custos financeiros mais elevados.
Novos negócios
Até o terceiro trimestre de 2024, a Sonda fechou novos negócios no valor de US$ 1.257 milhões. Destaca-se o crescimento na Região Andina e no Brasil, de 47,2% e 20,0%, respectivamente, frente a 2023.
O pipeline de novas oportunidades da empresa foi de US$ 6,2 bilhões, o que significa um aumento de 4% em relação a junho de 2024.
Entre os negócios mais relevantes fechados no terceiro trimestre, destaca-se o primeiro projeto de eletromobilidade da empresa, que consiste na instalação, operação e gestão de eletrocarregadores para frotas de ônibus elétricos de transporte público no México. Já na Argentina, foi ampliado o contrato de validadores de cobrança, juntamente com a incorporação do pagamento com cartões de crédito e débito no sistema de transporte público.
Também se destacou no período o aumento dos serviços para grandes mineradoras, especificamente no Brasil e no Chile, com sistemas de automação de comunicações, serviços de segurança cibernética e desenvolvimento de aplicações. Adicionalmente, no Brasil foi fechado acordo com uma grande operadora de food service para digitalizar o processo de autoatendimento e pagamento com totens, balanças digitais, controles de acesso, sensores de temperatura e resíduos, entre outros.
No setor bancário, a empresa continuou a aumentar a penetração de soluções de investimento no Chile. Por fim, no varejo, a Sonda avançou com novas vendas de quiosques de autoatendimento para uma rede de farmácias no Brasil, um contrato abrangente de terceirização para um grande varejista no Chile e um acordo de serviços e pontos de venda no México.