Roaming interestadual em telefonia móvel poderá ser obrigatório

0

Este ano deve marcar mais um desafio para as operadoras de celulares. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados obriga as companhias de telefonia móvel a oferecer serviços de roaming interestadual, independentemente de acordo prévio sobre o serviço entre elas.
"Por não estarem obrigadas a fazer acordo sobre roaming, as operadoras acarretam prejuízo aos direitos dos consumidores, já que o serviço prestado não oferece uma efetiva cobertura", afirmou o deputado Mário Heringer (PDT-MG), autor do Projeto de Lei 4302/08.
O serviço de roaming permite ao usuário obter o sinal de telefonia em áreas fora da localidade geográfica onde o celular está registrado. Para que seja possível utilizar um celular em roaming é preciso que a operadora, ou outra com a qual ela tenha acordo sobre o serviço, disponha de tecnologia compatível à do celular em uso.
Um celular com tecnologia GSM, por exemplo, só fará roaming em redes GSM. Daí a necessidade de que haja acordo de disponibilização do serviço entre diferentes operadoras com a mesma tecnologia.
Para resolver o problema, o projeto também determina que a Anatel, além de fiscalizar a realização das chamadas em roaming, regulamente as soluções técnicas para compatibilizar tecnologias diferentes.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo na Casa, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.