A Skype, fornecedora do serviço de mesmo nome que permite aos usuários fazerem chamadas telefônicas via internet, anunciou nesta segunda-feira, 19, que passará a integrar funcionalidades do Skype com o LotusLive, o serviço em nuvem (cloud service) da IBM que permite às pessoas criarem comunidades e trabalharem da forma mais racional possível dentro e fora das suas próprias empresas. O serviço de chamadas de voz e vídeo da Skype vai adicionar funcionalidades de comunicação em tempo real ao LotusLive com o propósito de facilitar o trabalho em conjunto de empresas na "nuvem".
Essa integração passará a fazer parte dos serviços de colaboração do LotusLive com as comunicações via internet da Skype. Os funcionários de empresas que usam o LotusLive poderão utilizar o Skype para fazer ligações de voz e vídeo, bastando, para isso, clicar nos nomes ou números de telefone do Skype dos seus contatos dentro do LotusLive. Entre as futuras possibilidades encontram-se a capacidade de importar dados de contatos do Skype para os "serviços em nuvem" da IBM, aperfeiçoando a colaboração on-line.
"Durante períodos econômicos difíceis, todas as empresas procuram reduzir custos e aumentar, ao mesmo tempo, sua competitividade, e esperamos uma grande cooperação de longo prazo entre a IBM e a Skype para ajudar as companhias de todos os portes ao redor do mundo a economizarem tempo e dinheiro", disse Scott Durchslag, COO da Skype.
"Essa integração simplificará e melhorará a forma como as empresas interagem com seus clientes e parceiros", comentou Sean Poulley, vice-presidente de colaboração on-line da Lotus IBM.
- Cooperação técnica