Gasto público com TIC na América Latina será mais que dobro do PIB

0

O gasto dos governos das sete maiores economias da América Latina com tecnologias da informação e comunicações (TICs) deve crescer mais que o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) da região neste ano. Os dados são de estudo da consultoria IDC, que toma como exemplos o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Brasil, o Connected da Argentina e as iniciativas públicas mexicanas, entre outros.
De acordo com o estudo, o aumento dos investimentos dos governos em TICs é reflexo de uma crescente demanda, tanto da população quanto das empresas, por maior transparência fiscal e política, o que invariavelmente passa pela ampliação do acesso à internet. A IDC acredita que até 2013 a banda larga fixa chegará a quase 35% das residências da América Latina, ante penetração de menos de 20% em 2009.
A região, analisa a consultoria, concentra 27 das 200 maiores cidades do mundo e hoje passa por um grande processo de industrialização, que já acarreta no aumento de consumidores de TICs. Segundo a IDC, somente neste ano essa população crescerá entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas. No Brasil, por exemplo, 35% das atividades de TICs já são realizadas fora de São Paulo, maior centro urbano e comercial do país, e essas novas zonas já crescem entre 5% e 10% acima da expansão vista na cidade.
Esse cenário, ainda segundo o estudo, caracteriza a América Latina como a principal região para fornecedores de equipamentos e operadoras de telecomunicações em busca de crescimento de escala e novos negócios.
Por outro lado, a IDC alerta que os revendedores e distribuidores precisarão melhorar seus sistemas e processos de logística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.