As vendas mundiais de tablet PCs registraram um expressivo avanço no terceiro trimestre de 2010, de acordo com levantamento feito pela IDC. No período, os embarques de tablets aumentaram 45,1%, para 4,8 milhões de unidades, segundo a consultoria, contra 3,3 milhões de equipamentos entregues entre julho e setembro de 2009. A Apple, com o iPad, respondeu por 90% dos tablets vendidos.
A IDC calcula que em 2010 foram comercializados cerca de 17 milhões de tablet PCs em todo o mundo, número que deve mais que dobrar neste ano, totalizando 44,6 milhões de equipamentos. Em 2012, ela projeta que as vendas de tablet PCs atingirão 70,8 milhões de unidades.
De acordo com a IDC, essa expansão acelerada se deve à entrada de novos concorrentes no mercado, dominado até agora pelo iPad e pelo Galaxy Tab, da Samsung.
Empresas como Motorola, com o Xoom, e Research In Motion (RIM), com o Playbook, já anunciaram a entrada na disputa neste ano. Lenovo, Asus, Dell e HP são outros fabricantes que também devem concorrer neste mercado ainda neste ano.
- Expansão