Os gastos com publicidade online nos Estados Unidos crescerão 23,3%, atingindo US$ 39,5 bilhões este ano. A previsão é da eMarketer, que avalia esses números como a prova do valor da internet para anunciantes, mesmo em tempos de crise financeira. O crescimento na casa de dois dígitos deverá se manter, chegando a US$ 52,8 bilhões em 2014, segundo a empresa de pesquisa.
"O nível de conforto dos anunciantes com o marketing integrado é maior do que nunca, e isso leva mais anunciantes e mais grandes marcas a colocar mais dinheiro no mundo online", diz David Hallerman, analista da eMarketer.
Devido a esse rápido crescimento, os meios de comunicação online ultrapassaram alguns meios convencionais, especialmente jornais impressos e revistas. A expectativa da eMarketer é que este ano os gastos com publicidade online nos Estados Unidos ultrapassem pela primeira vez o total gasto em revistas impressas e jornais: US$ 39,5 bilhões contra US$ 33,8 bilhões.
Quanto aos anúncios em TV, a eMarketer estima que crescerão, embora mais lentamente, e a partir de uma base maior. A estimativa é que essas verbas de publicidade atinjam US$ 72 bilhões em 2016, US$ 10 bilhões a mais do que os gastos online.
No que se refere aos gastos totais de anúncios na mídia americana, a empresa de pesquisa projeta crescimento de 6,7% este ano, para US$ 169,5 bilhões – impulsionado, entre outras coisas, pela companha eleitoral nacional. A eMarketer estima que em 2016 esse valor chegará perto de US$ 200 bilhões, com a publicidade online representando quase um terço dos gastos médios totais com anúncios.