A Microsoft fechou o segundo trimestre do ano fiscal 2012, encerrado em 31 de dezembro de 2011, com lucro líquido de US$ 6,62 bilhões, uma ligeira queda de cerca de 0,5% na comparação com os US$ 6,63 bilhões registrados em igual período do exercício fiscal anterior. A receita trimestral totalizou US$ 20,89 bilhões, um aumento de 5% em relação ao US$ 19,95 bilhões obtidos um ano antes.
A divisão de empresarial obteve receita de US$ 6,28 bilhões, alta de 3% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior. O informe de resultado aponta que cerca de 200 milhões de licenças do Office 2010, que integra a divisão, foram vendidas nos 18 meses desde o seu lançamento. Já a receita com o Exchange e o SharePoint cresceu 10% e a do Lync e CRM Dynamics, mais de 30%.
A divisão de ferramentas e servidores apurou US$ 4,77 bilhões em receita no trimestre, um aumento de 11% em relação a igual período do exercício fiscal anterior, refletindo um crescimento de dois dígitos na receita com o Windows Server e SQL Server, e mais de 20% de crescimento com o System Center Center. Já a divisão Windows e Windows Live registrou receita de US$ 4,74 bilhões, uma queda de 6% em relação ao período anterior. A Microsoft informa ter vendido mais de 525 milhões de licenças do Windows 7 desde o lançamento.
O Bing, que segundo a empresa encerrou o período com 15,1% de participação de mercado, contribuiu para que a receita da divisão de serviços online crescesse 10%, totalizando US$ 784 milhões. Por fim, a divisão de entretenimento e dispositivos registrou receita de US$ 4,24 bilhões, um aumento de 15% em relação ao período anterior. A base instalada do Xbox 360, segundo a Microsoft, atingiu aproximadamente 66 milhões de consoles e 18 milhões de sensores Kinect. Já o Xbox Live tem agora 40 milhões de membros em todo o mundo, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do exercício anterior.