A Zebra Technologies Corporation apresenta os resultados de um estudo segundo o qual quase todos os varejistas estão prontos para fazer as alterações necessárias à adoção da Internet das Coisas (IoT). A pesquisa foi realizada em outubro de 2014 pela Forrester Consulting. Ela mostrou que, para a maioria dos varejistas, a IoT será a iniciativa tecnológica mais importante da década.
As principais conclusões foram:
•Quase 96% dos líderes do setor varejista estão prontos para fazer as mudanças necessárias à adoção da IoT. 67% dos entrevistados já implantaram a IoT, e outros 26% planejam utilizar a tecnologia ao longo do próximo ano.
•Mais da metade dos varejistas participantes da pesquisa esperam que a IoT ofereça dados operacionais e práticos sobre a localização e a condição dos objetos rastreados, ajudando a aprimorar processos e otimizar os custos da cadeia de fornecimento – e, em última análise, melhorando operações, criando novas fontes de receita e aperfeiçoando a experiência do cliente.
•Os líderes varejistas citaram sistemas de localização em tempo real (RTLS, em inglês), computação móvel e códigos de barras como as tecnologias mais importantes para a implantação da IoT.IoT Análise de dados, soluções de segurança e dispositivos com sensores, foram mais citados como soluções necessárias para a adoção IoT.
•56% dos entrevistados acreditam que o desafio de integração é a principal barreira para a implantação da IoT, enquanto 47% disseram que segurança e privacidade são suas principais preocupações.
•Em novembro de 2014, a Zebra divulgou os resultados globais sobre a adoção da IoT em diversos setores e indústrias, numa pesquisa que envolveu líderes de TI e negócios de quase 600 empresas mundiais.
"A chegada das novas tecnologias mudou completamente a interação entre consumidores e varejo, mas a experiência de compra pode ser o grande diferencial estratégico de um varejista. Com a Internet das Coisas, os varejistas poderão contar com as informações e os conhecimentos necessários para tomar decisões de negócios estratégicas e fundamentadas, aumentando a fidelidade dos clientes, aprimorando a eficácia e criando experiências ainda melhores para seus consumidores", explica Nick D'Alessio, líder global de práticas de Varejo da Zebra Technologies.