Pesquisa realizada pela Cisco com mais de 200 executivos do varejo em todo o mundo, sendo 30 deles do mercado brasileiro, identifica que a transformação digital já influencia nas decisões de compra de TI de 67% dos varejistas no Brasil.
Segundo o estudo "The Current State of Digital Readiness in Retail", as empresas já pautam os investimentos visando a disrupção digital. Diferente dos varejistas norte-americanos (51%), os varejistas no mercado brasileiro estão mais focados em investir em tecnologias que possam auxiliá-los nos indicativos para as próximas tomadas de decisão (como a utilização de ativos e gerenciamento de energia), mesmo que eles ainda não estejam prontos para implementar tecnologias mais inovadoras.
Os dados revelam que investimentos em tecnologias dedicadas à "experiência do cliente" representam uma tendência maior no Brasil do que nos EUA (46% contra 40% das prioridades de investimentos). Já em inovação, a fatia maior está na América do Norte (34% contra 19% das prioridades de investimentos).
Outro ponto é que 65% dos investimentos feitos pelo segmento são em tecnologias relacionadas à experiência do consumidor e inovação, enquanto que 6% dos investimentos são dedicados a tecnologias de produtividade dos funcionários.
O estudo também aponta que o mercado mundial de varejo está perdendo o equivalente a US$187 bilhões com o baixo investimento em soluções para disrupção digital para produtividade dos funcionários.
Tecnologias como data centers, segurança, plataformas tecnológicas simplificadas para lojas, conectividade, cloud computing, colaboração e Xaas (Tudo como Serviço) estão entre as prioridades de investimento em grande parte das varejistas em todo o mundo.
Dados mundiais
A pesquisa, "The Current State of Digital Readiness in Retail"revela que os varejistas estão avançando de forma cautelosa e ainda inicial para a esperada Transformação Digital. Segundo o estudo, 30% deles ainda têm atitudes reativas ao invés de serem proativos sobre a disrupção digital. Segundo a pesquisa, o mercado mundial de varejo está perdendo o equivalente a US$ 187 bilhões com essa postura.
A análise destaca a oportunidade para o varejo mundial em gerar mais de US$ 506 bilhões de movimentação se investido de forma eficiente em Transformação Digital.