Novo relatório da Accenture revela que CEOs consideram a combinação entre dados, tecnologia e pessoas essencial para o crescimento de seus negócios, mas apenas 5% das empresas globais estão de fato acessando o valor dessa nova fórmula. Já as companhias atentas a essa oportunidade podem atingir um aumento de produtividade de 11% — trata-se da mais nova alavanca de aumento de lucratividade e receita.
Além disso, o relatório "The CHRO as a growth executive" destaca o poder do elemento humano. De acordo com o estudo, o ganho de produtividade de 11% cai para 4% quando as empresas implementam soluções de dados e tecnologia que não são centradas nas pessoas, peças fundamentais para o crescimento e a diferenciação frente à concorrência.
Os principais elementos apontados pelos CEOs entrevistados incluem o aumento de performance e produtividade por meio de dados, tecnologia e IA (38%), acesso e criação de talentos diferenciados (38%), aumento da colaboração entre unidades de negócios (35%) e aprimoramento do núcleo digital da companhia (34%).
O relatório aponta para o diretor de Recursos Humanos (CHRO) como principal catalisador no acesso ao valor dessa combinação única entre dados, tecnologia e pessoas, com o talento humano no centro desse processo de reinvenção. Entre os CEOs entrevistados, 89% afirmam que o CHRO precisa ter papel central para assegurar um crescimento rentável de longo prazo. Todavia, apenas 45% dos CEOs estão criando condições favoráveis para esses executivos.
"Os CEOs que empoderam seus CHROs criam condições para que esses executivos pensem e ajam além de seus cargos", explica Ellyn Shook, diretora de liderança e RH na Accenture. "Ao reconhecer que as pessoas são fundamentais para seus negócios, os CEOs passam a dar atenção especial às conexões, habilidades e ao ambiente para que os CHROs liderem todo o C-suite rumo a experiência humanas excepcionais e crescimento dos negócios."
De acordo com o levantamento, os CHROs que têm grandes habilidades, conexões e operam no ambiente certo têm quase o dobro de chances de seus pares de conectar dados, tecnologia e pessoas de forma efetiva. Além disso, têm quatro vezes mais chances de estabelecer relacionamentos robustos e de influência mútua em todo o C-suite, incluindo o CEO e parcerias com CFO, CTO e COO.
"O talento e o papel do CHRO nunca foram tão estratégicos quanto agora, com os líderes buscando acelerar a digitalização e deixar as operações de negócios mais resilientes", explica Yusuf Tayob, chefe de grupo da Accenture Operations. "O estudo destaca os enormes benefícios da colaboração em todo o C-suite, especialmente na forma de se relacionar com as pessoas no momento em que as empresas se adaptam a novas formas de trabalho".
O levantamento traz orientações sobre como os CHROs podem mudar a forma de trabalhar a fim de acelerar a mudança e destaca as condições que os CEOs precisam criar se quiserem se juntar ao grupo exclusivo de empresas que maximizam a combinação de dados, tecnologia e pessoas rumo ao crescimento.