Não se passa uma semana sem um grande desenvolvimento no mundo do trabalho. O cenário está em constante mudança e essas modificações podem ser analisadas de muitas perspectivas diferentes. Como tem sido nos últimos anos, o papel do CFO continuará a ser crucial na liderança das principais iniciativas de negócios, na comunicação com funcionários e outros stakeholders e na garantia do alinhamento e progresso entre empresas.
Alinhamento entre o CEO e o CFO
O CEO e o CFO trabalharão juntos, mais do que nunca, para garantir a operação, eficiência, resiliência e orientação da empresa em tempos de transição.
Como o mercado está mudando rapidamente, a agilidade organizacional é crucial. Quando o CEO e o CFO estão estreitamente alinhados, unem suas áreas de especialização para conduzir fortes decisões estratégicas em conjunto para que a organização possa se adaptar a um ambiente em mudança.
Isso é ainda mais relevante com o atual momento macroeconômico e de tensão geopolítica, quando há influência significativa em cada decisão de negócios. Com 70% dos conselhos de administração buscando acelerar iniciativas e estratégias de negócios digitais, os CFOs terão um papel crucial no que diz respeito ao crescimento sustentável da empresa.
Investimentos em tecnologia digital
As equipes adotarão uma abordagem ainda mais dinâmica e digitalizada da colaboração para lidar com o trabalho remoto em vários fusos horários, entre escritórios e em casa.
Entre os CFOs entrevistados em julho de 2022, 66% disseram que planejam aumentar o investimento em tecnologia digital nos próximos 12 meses, e outros 32% disseram que manteriam esses gastos – a maior porcentagem de qualquer categoria de gastos. Para atender melhor os trabalhadores híbridos, as empresas precisarão melhorar não apenas a experiência do cliente, mas também a experiência e a satisfação dos funcionários por meio de ferramentas de colaboração dinâmicas e digitais.
Proatividade e transparência
Durante um momento econômico imprevisível, a proatividade e a transparência dos CFOs são essenciais para tomar decisões baseadas em dados e manter a agilidade, além de garantir que os funcionários sejam informados e atualizados regularmente sobre a variedade de cenários projetados da empresa para os próximos meses e para quaisquer ajustes de planejamento.
Os CFOs devem sempre ser proativos e transparentes ao comunicar o cenário de negócios. Defina expectativas realistas e quebre conceitos para que sejam bem compreendidos e claros para todos na empresa. Educar os funcionários sobre o jargão financeiro e/ou o estado da economia global também os ajudará a encontrar o equilíbrio em tempos difíceis.
Os CFOs terão seus pratos cheios em 2023, mas com grande responsabilidade vem uma grande oportunidade de causar um impacto significativo nos negócios. Identificar maneiras pelas quais a função de CFO pode causar impacto, apoiar e até liderar outras partes da empresa promoverá mais colaboração, comunicação e, por fim, sucesso.
Eliran Glazer, CFO da monday.com.