Microsoft deve adotar tática agressiva para tentar convencer acionistas do Yahoo!

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Em sua luta para conseguir comprar o Yahoo!, a Microsoft deve legitimar nesta semana uma "proxy fight" (disputa de votos), por meio da qual vai tentar obter procuração do maior número possível de acionistas do site de buscas para a aprovação da sua oferta hostil, no valor de US$ 44,6 bilhões, segundo informações do blog do jornal americano The New York Times DealBook, que acompanha assuntos de Wall Street e da "comunidade financeira".

A menos que Yahoo rapidamente reveja sua posição e entre na negociação, a Microsoft poderá indicar uma lista de candidatos ao conselho de administração do Yahoo – o prazo final para nomeações é até 13 de março – e prosseguir na sua campanha para persuadir os acionistas de que o board deve ser removido das conversações.

A expectativa de custos de cerca de US$ 20 milhões a US$ 30 milhões com a aquisição, foi o argumento usado pela Microsoft para não elevar o seu lance de US$ 44,6 bilhões pela empresa e é visto como a forma menos dispendiosa para exercer pressão sobre o board do Yahoo, que rejeitou a oferta na semana passada.

De acordo com o DealBook, esta é apenas o mais recente lance de uma das maiores disputas travadas nos últimos tempos para ver quem vai dominar a internet nos próximos anos. Desde que fez sua oferta hostil, a Microsoft tem acenado que irá empregar todos os meios legais para ficar com o Yahoo, na sua corrida para tentar alcançar o Google.

Como as ações da gigante do software caíram 12,8% desde que anunciou a oferta há duas semanas, o valor nominal da operação seria, portanto, de cerca de US$ 41 bilhões. Por isso, muitos acionistas do Yahoo!, incluindo Bill Miller, dono da empresa de investimentos Legg Mason, que controla a Legg Mason Capital Management, e o segundo maior acionista da empresa, disseram que a Microsoft deveria aumentar a sua proposta para alcançar um acordo. Entretanto, subir a oferta dos US$ 31 por ação, significaria um custo adicional para a Microsoft de US$ 1,4 bilhão.

?Nós enviamos uma carta e dissemos o que pensamos que é justo oferecer. Não há nada mais do que essa oferta?, disse Bill Gates, presidente da Microsoft, à Associated Press na segunda-feira (18/2). ?Eles devem ter um olhar severo sobre isso.?

Em contrapartida, o uso da proxy fight para tentar remover os diretores do Yahoo! da negociação é comparativamente mais barato. Grande parte do custo envolve a contratação de um advogado e a preparação dos comunicados aos acionistas.

A jogada da Microsoft com a proxy fight é obter os votos suficientes, por meio de procuração dos acionistas, para aprovar a transação. Além disso, ela sabe que o Yahoo é vulnerável a essa medida, pois não tem um escalonamento do board, de modo que todos os seus diretores sejam nomeados para o conselho neste ano.

Segundo o DealBook, a abordagem agressiva da Microsoft mostra que ela não vai desistir facilmente que ficar com o Yahoo!. Mas alguns analistas observam que ela diz preferir uma ?negociação amigável?, especialmente tendo em conta a possibilidade de os empregados do Yahoo deixarem a empresa em bloco se a luta ganhar contornos ?sangrentos?.

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