Os preços dos produtos vendidos pela internet registraram deflação de 2,19% em fevereiro. É o que constatou o índice e-Flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo, divulgado nesta terça-feira (19/2).
A queda de preços foi constatada em oito das 11 categorias avaliadas pelo índice. De acordo com o levantamento, as que mais contribuíram para o resultado negativo foram livros, com 0,53%, linha branca (0,97%), perfumaria (1,27%), produtos para casa (2,07%), eletroeletrônicos (2,19%), além de informática, que apontou queda de 2,34%, telefonia, com 2,5%, e viagem e turismo, com 3,41%.
Mas o e-Flation também apontou inflação no mês de fevereiro. Foi o caso das categorias CDs e DVDs (6,85%), revertendo a queda verificada no mês anterior, seguida por brinquedo, que registrou 1,25%, e por automóveis, cujo aumento foi de 1,63%.
Segundo o professor Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, os índices negativos apurados na maioria das categorias de produtos se devem ao grande volume de liquidações realizadas pelo varejo durante o período de férias.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos.