A Toshiba confirmou nesta terça-feira (19/2) que não vai mais investir na tecnologia HD-DVD. Conforme já era aguardado pelo mercado, a fabricante japonesa de eletrônicos anunciou que não irá mais desenvolver, fabricar e comercializar aparelhos de vídeo de alta definição baseados no seu padrão, bem como os leitores para desktops e consoles de videogames.
A desistência abre definitivamente as portas para a tecnologia concorrente, o Blu-Ray, da Sony, reinar absoluta no mercado.
Segundo analistas, a competição deve ficar restrita agora aos fabricantes de aparelhos de DVD e gravadores Blu-ray, entre os quais se incluem as japonesas Sony, Matsushita e Sharp, bem como a sul-coreana Samsung.
Apesar da renúncia, a companhia afirmou que vai avaliar, contudo, a possibilidade de utilizar o HD-DVD em notebooks. A fabricante também se comprometeu a estocar quantidades significativas de discos para gravação e, assim, poder atender à demanda dos consumidores que já adquiriram aparelhos que usam esse sistema. Além disso, ressaltou que envio de aparelhos de DVD e gravadores aos varejistas será reduzido gradualmente. A idéia, contudo, é tirar a tecnologia totalmente do mercado até o fim de março.
Durante o anúncio, o presidente e CEO da Toshiba, Atsutoshi Nishida, justificou dizendo que a decisão foi para evitar confusão entre os consumidores. O executivo disse que percebeu que a Toshiba havia perdido a batalha quando os grandes estúdios de Hollywood anunciaram a decisão de lançar filmes apenas no formato Blu-Ray.
O golpe derradeiro veio com o anúncio da Warner Bros, em janeiro, de lançar filmes apenas no padrão da Sony. "Foi um impacto tremendo", disse o executivo. ?Concluímos que uma decisão rápida seria melhor, pois se continuássemos isso criaria problemas para consumidores e nós simplesmente não teríamos nenhuma chance de vencer", declarou ele ao jornal americano The Washington Post.
Anteriormente, a Sony Pictures, Walt Disney e Twentieth Century Fox já haviam anunciado a adesão ao Blu-Ray.
Nishida adiantou, ainda, que a Toshiba não tem planos para desenvolver produtos no sistema Blu-ray nem tampouco de criar uma outra tecnologia de alta definição diferente tanto do HD-DVD quanto do Blu-ray no momento.