Toshiba confirma que deixará de investir em HD-DVD

0

A Toshiba confirmou nesta terça-feira (19/2) que não vai mais investir na tecnologia HD-DVD. Conforme já era aguardado pelo mercado, a fabricante japonesa de eletrônicos anunciou que não irá mais desenvolver, fabricar e comercializar aparelhos de vídeo de alta definição baseados no seu padrão, bem como os leitores para desktops e consoles de videogames.

A desistência abre definitivamente as portas para a tecnologia concorrente, o Blu-Ray, da Sony, reinar absoluta no mercado.

Segundo analistas, a competição deve ficar restrita agora aos fabricantes de aparelhos de DVD e gravadores Blu-ray, entre os quais se incluem as japonesas Sony, Matsushita e Sharp, bem como a sul-coreana Samsung.

Apesar da renúncia, a companhia afirmou que vai avaliar, contudo, a possibilidade de utilizar o HD-DVD em notebooks. A fabricante também se comprometeu a estocar quantidades significativas de discos para gravação e, assim, poder atender à demanda dos consumidores que já adquiriram aparelhos que usam esse sistema. Além disso, ressaltou que envio de aparelhos de DVD e gravadores aos varejistas será reduzido gradualmente. A idéia, contudo, é tirar a tecnologia totalmente do mercado até o fim de março.

Durante o anúncio, o presidente e CEO da Toshiba, Atsutoshi Nishida, justificou dizendo que a decisão foi para evitar confusão entre os consumidores. O executivo disse que percebeu que a Toshiba havia perdido a batalha quando os grandes estúdios de Hollywood anunciaram a decisão de lançar filmes apenas no formato Blu-Ray.

O golpe derradeiro veio com o anúncio da Warner Bros, em janeiro, de lançar filmes apenas no padrão da Sony. "Foi um impacto tremendo", disse o executivo. ?Concluímos que uma decisão rápida seria melhor, pois se continuássemos isso criaria problemas para consumidores e nós simplesmente não teríamos nenhuma chance de vencer", declarou ele ao jornal americano The Washington Post.

Anteriormente, a Sony Pictures, Walt Disney e Twentieth Century Fox já haviam anunciado a adesão ao Blu-Ray.

Nishida adiantou, ainda, que a Toshiba não tem planos para desenvolver produtos no sistema Blu-ray nem tampouco de criar uma outra tecnologia de alta definição diferente tanto do HD-DVD quanto do Blu-ray no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.