A consultoria e fornecedora de serviços de TI Atos Origin registrou lucro líquido 50% inferior em 2008, de 30 milhões de euros, contra 63 milhões de euros no ano anterior. A receita recuou 4,12% na mesma comparação, caindo de 5,85 bilhões de euros, em 2007, para 5,62 bilhões de euros no ano passado.
Para este ano, a empresa espera um pequeno aumento da receita comparado com 2008, dentro do mesmo escopo e taxas de câmbio, mas sem informar o percentual.
Com o intuito de alavancar os resultados, a Atos Origin está implementando uma reestruturação para transformar a companhia em um grupo global e integrado.
A nova organização tem como objetivos principais a consolidação de responsabilidades e autoridade de divisões transversais (consultoria, integração de sistemas e operações gerenciadas), de modo a impulsionar o grupo para um novo estágio em termos de globalização, industrialização e padronização de seu fornecimento.
Além disso, prevê a reorganização das áreas de vendas e marketing, que gerenciará diretamente a partir de agora os relacionamentos com grandes contas e contratos internacionais.
Outra meta é buscar o alinhamento de operações internas, para garantir todas as funções de suporte de unidade operacional (recursos humanos ou finanças), emitindo relatórios de forma hierárquica às funções de grupo correspondentes, declarou a empresa.
Para fazer frente à crise econômica mundial, a companhia também lançou um programa de redução de custos, batizado de Programa de Desempenho Operacional Total (TOP), com o intuito de aumentar a sua competitividade.
- Queda acentuada