Em janeiro, os americanos realizaram 13,5 bilhões de buscas pela internet, número 7% superior aos 12,55 bilhões registrados em dezembro de 2008, segundo dados da consultoria americana comScore.
O Google manteve o domínio do mercado, respondendo por 63% do total, ou seja, cerca de 8,5 milhões das buscas on-line efetuadas em janeiro. Mas a gigante de internet viu sua participação de mercado recuar 0,5% no mês passado, já que em dezembro sua quota era de 63,5%.
Quem se aproveitou da ligeira perda de mercado do Google foi justamente seu maior rival, o Yahoo, que, em meio às notícias sobre uma possível venda de sua área de buscas para a Microsoft, registrou 2,83 bilhões das buscas. O resultado representou participação de 21%, 0,5% superior ao seu market share de dezembro, que foi de 20,5%.
A Microsoft, que ocupa a terceira posição, foi outra que ganhou espaço no mercado de buscas pela internet, fechando janeiro com uma participação de 8,5%, 0,2% superior aos 8,3% que detinha em dezembro passado. Assim, a empresa obteve 1,1 bilhão do total de buscas on-line de janeiro.
- Pesquisa on-line