Brasil desenvolve sistema para análise do meio ambiente

0

Um grupo de cientistas nacionais conclui a criação de um ambiente computacional que, por meio do uso de software de código aberto, permite modelar e estudar a distribuição de espécies biológicas em diferentes cenários. Batizado de openModeller, o sistema foi desenvolvido pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), no âmbito de um projeto temático apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e consumiu quatro anos de trabalho. Ele foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e com a Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Vanderlei Perez Canhos, coordenador do projeto temático e diretor-presidente do Cria, o openModeller foi concebido inicialmente para facilitar o acesso aos dados da rede Species Link, sistema distribuído de informação que integra, em tempo real, dados primários de coleções científicas e tem cerca de 180 coleções e 3,5 milhões de registros. O openModeller realiza modelagens integrando o conjunto de dados disponíveis em diferentes redes.
"É um ambiente computacional de acesso gratuito, com interface amigável, que possibilita a modelagem da distribuição de espécies e dados ambientais com uso de diferentes algoritmos, projetando os modelos em diversos cenários e utilizando diferentes plataformas", disse Canhos.
O conceito por trás do openModeller é a disponibilização de um ambiente computacional que permita selecionar diferentes camadas de dados e algoritmos e, por meio desse ambiente, obter acesso a mecanismos capazes de analisar dados antes e depois do processamento. "A partir daí, podemos construir modelos e visualizá-los em uma escala espacial", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.