Mais da metade dos brasileiros (53%) está disposta a pagar mais por produtos inovadores. A taxa é quase o dobro da média da América Latina (28%) e muito superior à dos vizinhos Argentina (8%), Chile (10%) e Venezuela (13%). As informações são do estudo "Sentimento em relação à compra de novos produtos", da Nielsen.
Luiz Gaspar, analista de mercado da Nielsen, atribui a propensão do brasileiro a mais dinheiro no bolso, o que reduziria o temor ao risco. "As pessoas pensam: se não der certo, tudo bem", diz.
A pesquisa também revela que 62% dos brasileiros gostam quando a indústria oferece opções de novos itens, e que a propensão para a compra de produtos é maior no país entre os que recebem amostra grátis (45%).
Os pesquisadores afirmam que a propaganda na TV permanece como principal fonte de informação dos latino-americanos. No Brasil, 44% preferem a propaganda nesse meio (contra a média de 45% da região).
De acordo com a empresa de pesquisa, entre os brasileiros, assim como em toda a região, a internet ganha ainda mais importância na compra de novos produtos das categorias eletrônicos, livros e eletrodomésticos (veja gráfico).
Na pesquisa, foram entrevistadas 29 mil pessoas com acesso à internet em 58 países. Leia aqui outros achados globais da Nielsen sobre inovação e comportamento do consumidor.