O mercado mundial de software de business intelligence (BI) deve movimentar US$ 13,8 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2012, de acordo com projeção do Gartner. De uma perspectiva maior, a estimativa é que o mercado atinja US$ 17,1 bilhões em 2016.
“Softwares de BI e business analytics (BA) cresceram a ponto de se tornar o quarto maior segmento de aplicativos, sendo que os usuários continuam a priorizar projetos de BI para melhorar a tomada de decisões”, afirma Dan Sommer, analista do Gartner. “É cada vez mais claro que a análise de grande quantidade de dados (big data) será fator-chave para o próximo ciclo econômico”, conclui.
No curto prazo, a consultoria calcula que o aumento será prejudicado por menores ciclos de vendas de soluções ponta a ponta de BI. Na comparação com 2011, quando o mercado registrou aumento de 16% em relação ao ano anterior, espera-se que em neste e nos próximos anos o crescimento do setor seja mais lento. Mesmo assim, ainda será um dos mercados promissores da TI.
"Apesar de ser um mercado maduro e prioridade para os CIOs por anos, ainda há muita demanda não atendida. Toda companhia tem diversas áreas, como RH, marketing, entre outras, que ainda nem começaram a adotar soluções de BI e BA", explica Kurt Schlegel, vice-presidente de pesquisa do Gartner. "A adoção de análise de dados chegou amplamente entre as grandes empresas em segmentos tradicionais, como vendas e finanças, mas ainda há muita oportunidade de crescimento para implantações de projetos de diagnóstico, predição e prescrição de iniciativas de negócio", completa. Além disso, médias empresas também representam um território inexplorado para as fornecedoras de BI.
A tendência de dados como serviço pode aumentar significativamente o mercado de BI e plataformas analíticas, segundo o Gartner. Isso porque hoje o modelo de negócio é construído em cima de empresas compradores de licenças de softwares para criar aplicações analíticas. Entretanto, organizações cada vez mais buscam a assinatura de serviços de dados focados em nichos específicos da indústria, que oferecem capacidades de análise e BI embutidas.
A consultoria aconselha as fornecedoras de BI a, com o tempo, oferecer serviços de dados como serviço. Por isso, essa tendência tem potencial de impulsionar fortemente o mercado.