Estudo da TransUnion aponta crescimento na demanda por produtos de crédito de bancos digitais e lojas de varejo, principalmente entre Millenials e pessoas de renda média. De acordo com o estudo, 43% dos entrevistados afirmam que, nos últimos 12 meses, pelo menos uma pessoa de seu núcleo familiar utilizou um cartão de crédito de uma rede varejista.
No estudo, 22% afirmaram que atualmente possuem conta e/ou cartão de crédito em uma rede varejista. Embora 61% dos entrevistados acreditem que é importante ter acesso ao crédito e produtos de empréstimo para atingir os seus objetivos financeiros, quase um quarto (24%) acredita não ter acesso suficiente (um aumento de oito pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2022).
Dos entrevistados, 71% se declararam otimistas em relação às suas finanças familiares e 74% esperam que os seus rendimentos aumentem nos próximos 12 meses.
O relatório mostra que quase um quarto dos brasileiros (24%) acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito, como financiamento, cartões de crédito, empréstimos estudantis, etc. O número representa aumento de oito pontos percentuais em relação aos 16% no quarto trimestre de 2022. Em um ambiente de crescente demanda por crédito, os brasileiros têm buscado alternativas para atender às suas necessidades financeiras, principalmente por meio de bancos digitais e lojas de varejo.
Produtos e serviços financeiros de varejistas, como supermercados e lojas, já são comuns entre a população brasileira. No quarto trimestre de 2023, 43% dos consumidores afirmaram que nos últimos 12 meses eles ou alguém de sua família utilizou cartão de crédito de varejistas e 26% afirmaram ter utilizado parcelamento direto do varejista. Além disso, 22% mencionaram que atualmente possuem conta e/ou cartão de crédito em lojas de departamentos/roupas.
Outra forma popular de acesso a produtos e serviços financeiros é por meio de bancos digitais. No quarto trimestre de 2023, mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou já ter sido cliente de cartão de crédito de um banco digital. Além disso, o estudo identificou interesse significativo entre os entrevistados em se tornarem clientes ou expandirem relacionamento com essas instituições, uma vez que 46% planejam obter um empréstimo/cartão de crédito de uma fintech ou banco digital em 2024.
Além disso, 51% dos pesquisados já adotaram o uso de carteiras digitais para enviar ou receber dinheiro e, entre os Millennials, esse número chega a 57%. A alta penetração dos bancos digitais nos hábitos de consumo da população mostra o tamanho da oportunidade para as empresas que atuam no mercado bancário e que desejam expandir sua atuação nos segmentos menos atendidos da população.
Exemplo disso é que, enquanto 61% dos consumidores entrevistados afirmam que o acesso ao crédito é, pelo menos, muito importante para atingir os seus objetivos financeiros, 24% acreditam não ter acesso suficiente a produtos de crédito.
Barreiras de acesso ao crédito
Apesar da necessidade, o alto custo do crédito muitas vezes intimida os consumidores – 34% das pessoas entrevistadas afirmam escolher a instituição que lhes oferece as menores taxas de juros. Para que as empresas sejam competitivas, é importante que os futuros clientes sejam avaliados através de múltiplas lentes, e não apenas com base nas pontuações de crédito tradicionais.
"Ter uma visão mais completa do consumidor, principalmente com dados alternativos e dados de créditogera insights sobre seu comportamento como pagador, permitindo que as instituições ofereçam mais crédito, com menos risco, e de forma mais segura para seus negócios", explica Pasqualin.
Informações adicionais do relatório
• Apesar de 61% dos consumidores reportarem que as suas finanças domésticas estão conforme planejadas ou melhores, 33% relataram um atraso de 90 dias ou mais no pagamento de qualquer fatura ou empréstimo nos últimos 12 meses, um aumento de 11 pontos percentuais em comparação com o 4º trimestre de 2022;
• No último trimestre de 2023, 63% dos entrevistados afirmaram ter adquirido produtos de seguros nos últimos 12 meses, em contraste com os 74% registados no último trimestre de 2022. Entre os fatores mais significativos durante o processo de compra estavam o preço, citado por 29% dos entrevistados, seguido pela cobertura, com 15%;
• As ameaças digitais, como o roubo de identidade, foram um obstáculo à utilização da tecnologia digital, citadas por 36% dos participantes do estudo. Novos desafios, como a qualidade e o custo da conexão de internet também foram relatados como obstáculos por 26% e 22% das pessoas entrevistadas, respectivamente.
O Estudo Consumer Pulse, realizado pela TransUnion, contou com a participação de 994 adultos com 18 anos ou mais residentes no Brasil, e foi realizado entre 3 e 13 de outubro de 2023. Para conferir o relatório completo, acesse aqui.