A aula inaugural do Projeto Brasscom de Capacitação em Linguagens de Programação acontece nesta terça-feira, 20/3, às 18 horas no auditório da Politec, em Brasília, com o objetivo de contribuir para a inclusão digital, a formação profissional e o ingresso de jovens carentes ao mercado de trabalho.
O Projeto busca provar na prática que é possível ampliar significativamente o número de profissionais capacitados em linguagens de programação e outras competências, disponibilizando para a indústria de software mão-de-obra qualificada, com expectativas salariais a custos viáveis.
A turma de Brasília aprenderá a linguagem Cobol e será composta de 55 jovens. O processo de recrutamento dos estudantes contou com a parceria da ONG CDI-DF e com a Politec Solidária, que se encarregaram da identificação e recrutamento dos 168 jovens que participaram da prova seletiva on line, para diagnóstico de perfil, realizada segundo os critérios exigidos pelo projeto. Do total 131 jovens obtiveram nota de aprovação e dentre estes foram escolhidos os 55 melhores.
O curso será ministrado inteiramente a distância (on line), através de parceria com a Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) que é responsável pelo conteúdo e programa de capacitação e pela Datasul Educação Corporativa, empresa responsável pela gestão operacional do projeto. Serão ministradas aulas à distância duas vezes por semana, com duas horas de duração cada. Para a realização dos exercícios e estudos os alunos vão ter acesso aos laboratórios de informática da Politec.
O CDI terá a responsabilidade de monitorar as aulas e as turmas durante os 12 meses de duração da formação e a empresa terá a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Ela, ao final do curso contratará no mínimo 10% dos alunos que concluírem o curso com êxito.
O projeto Brasscom de Capacitação em Linguagens de Programação é suportado pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), através de convênio Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software).