SAS planeja criar centros de excelência de ensino no Brasil

0

Aproximar o mundo acadêmico da realidade do mercado. Este é o objetivo do Programa Acadêmico do SAS, fornecedor de software de análise de negócios, que agora tem planos de criar dois centros de excelência: um voltado para a área de análise de risco e outro de na área de custos. A empresa desenvolve parcerias com universidades, fundações, cursos de pós-graduação e MBAs em todo o mundo, sendo que 20 delas estão no Brasil.

Segundo a diretora do Programa Acadêmico do SAS Américas, Polly Mitchell, a iniciativa dos centros surgiu a partir de uma experiência bem-sucedida na África do Sul na área financeira, mais especificamente no segmento de risco. ?A parceria enfocou a troca de conhecimentos entre os docentes da North West University e o SAS.? Segundo ela, a união entre a teoria da metodologia de risco, trazida pela universidade, e a prática da utilização de soluções para obter benefícios reais das informações para a melhoria dos processos oferecida pelo SAS gerou a capacitação dos universitários em risco financeiro. ?O resultado disso foi a profissionalização na área. Muitos bancos foram beneficiados com o projeto, já que existia uma grande dificuldade na região de ter profissionais com essa expertise?, conta Polly.

Atualmente, a North West University forma cerca de 30 alunos por ano no segmento. Destes, aproximadamente 20 são absorvidos pelo mercado de trabalho, anualmente.

No Brasil, os centros funcionarão da mesma forma. ?Os projetos, que estão em fase de planejamento, vão priorizar o apoio à pesquisa nas áreas de risco e custo, oferecer soluções de negócio já utilizadas pelos executivos dos setores estudados e certificação do uso dessas tecnologias?, informa a gerente de educação para a região Sul da América Latina, Andrea Szyfer. De acordo com a executiva, o objetivo é estender às universidades a expertise de mais de 30 anos do SAS em práticas de gestão e implementação de soluções customizadas que auxiliam no entendimento das diferentes facetas do negócio.

Como ocorre com o programa em todo mundo, a solução SAS será integrada nos currículos das faculdades, contando com todo o suporte necessário para criar a disciplina de acordo com seus objetivos, segundo Polly. Ela conta o exemplo de uma universidade do México, que identificou a necessidade de criar uma pós-graduação em mineração de dados, processo de extração de conhecimento em base de dados. ?O SAS ajudou a montar o programa de aulas e disponibilizou informações de mercado para o ensino prático dos alunos?, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.