O iPhone ainda não chegou oficialmente ao Brasil, mas os aparelhos que vieram do exterior foram responsáveis por um montante de 45 mil acessos ao portal Globo.com apenas no último mês de fevereiro. Um volume muito expressivo nas palavras do diretor presidente do Globo.com, Juarez Queiroz. ?Isso porque não temos operadoras habilitadas para o iPhone aqui no Brasil?, pondera.
As estatísticas acabaram por acelerar os planos de desenvolvimento de versões móveis de conteúdos da Globo. ?Pelo que temos ouvido no mercado, o iPhone chega no Brasil ainda esse ano e agora estamos correndo com o desenvolvimento de uma versão ?M? especificamente para o handset, já que ele tem funcionalidades que mudam a forma de como o usuário se relaciona com o conteúdo?, revela o executivo.
Pesquisas feitas no mercado norte-americano indicam, segundo Queiroz, que o tráfego de dados no iPhone é 50% maior do que o tráfego de telefones celulares tradicionais.
A expectativa do diretor presidente do Globo.com é de que as versões ?M? (uma para o iPhone e outra para demais celulares) estejam prontas para lançamento já no segundo semestre. ?Quando o iPhone chegar, já estaremos com os principais produtos da Globo no ar, que incluem o portal Globo.com, o site do Globo Esporte e o G1?, conta.
Boas perspectivas
O executivo enxerga um cenário muito positivo para o acesso à internet utilizando as redes celulares nos próximos dois anos. Um dos impactos que Queiroz classifica como ?gigantesco? será a comercialização de celulares preparados para receber a TV digital aberta.
?Estes celulares devem ser desenvolvidos com telas maiores e será uma ?carona? para melhorar a interface de acesso à internet?, explica. Outro ponto é a comercialização de serviços 3G que deve ganhar força ainda em 2008 e que prometem além de banda larga, queda nos preços e novos pacotes de acesso à internet.
O executivo participou do Painel sobre estratégias web 2.0 do portais de conteúdo nesta quarta-feira do World Web Expo Forum, promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA e organizado pela Converge Comunicações.