Apenas uma pequena parte dos usuários das redes sociais é produtor de conteúdo. A grande maioria é apenas espectador.? A afirmação foi feita pelo diretor geral do MySpace Brasil, Emerson Calegaretti, que ofereceu uma palestra sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais durante o último dia do World Web Expo Forum, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELAVIVA E TELETIME eorganizado pela Converge Comunicações em São Paulo.
Segundo o diretor, as pessoas que realmente movem as redes, espalham as mensagens, são aqueles que são comunicadores (conhecem muitas pessoas), experts (reconhecidos como especialistas em algum assunto) ou vendedores (divulgam e ?vendem? uma imagem e um estilo de vida desejado por outros). ?Apenas 0,01% da rede social é formada por pessoas que reunem esses três perfis?, diz.
Assim, para aumentar as chances de sucesso de uma campanha de marketing viral utilizando essas pessoas que ditam tendências nas redes de relacionamento, a MySpace desenvolveu uma segmentação de seus usuários com base em suas comunidades de interesses fornecidas no ato do cadastro. ?Fizemos a segmentação em categorias e subcategorias utilizando apenas informações públicas, fornecidas pelos usuários que se cadastram no site?, explica o executivo.
Uma nova forma de publicidade que o MySpace começa a explorar é o patrocínio de comunidades. Sem revelar detalhes, Calegaretti afirmou que em breve o MySpace lancará nos EUA uma comunidade patrocinada por uma empresa que fará uma espécie de campanha ecológica.
MySpace Brasil
Lançado em dezembro do ano passado, o MySpace Brasil conta com 1,7 milhão de usuários cadastrados. O número ainda é pequeno quando comparado aos mais de 30 milhões de usuários do Orkut no Brasil, o maior site social do País atualmente.
Calegaretti está ciente do grande desafio que tem pela frente para conquistar espaço no mercado brasileiro: ?sabemos que será difícil, mas vamos crescer trazendo inovações?. O MySpace já testa a versão em português de sua plataforma móvel e o serviço será lançado dentro de dois meses com ?uma das três grandes operadoras móveis?, conta o diretor sem dar mais pistas.