A web 2.0 já é uma realidade e começa a modificar o ambiente corporativo à medida que as grandes organizações passam a basear suas estratégias nas novas ferramentas da internet, tendo como foco a colaboração e interatividade. Esse fenômeno começa a abrir margem para o surgimento da chamada corporação 2.0.
Inúmeras empresas que atuam no Brasil, como Renault,General Motors, Mapfre Seguros e Sul América Seguros, já lançam mão de ferramentas como blogs, redes sociais e twitter, seja para gerar campanhas publicitárias de seus produtos e serviços, seja para estreitar o relacionamento com seus clientes, ou para aumentar a visibilidade da marca.
Durante o último dia do Web Expo Forum, nesta quinta-feira, 19, essas empresas mostraram as diferentes formas como utilizam as ferramentas de colaboração em suas estratégias de negócio.
Segundo Sylvia Ferrari, assessora de comunicação da Mapfre Seguros, a empresa já "abusa" do uso de mídias sociais para posicionar a marca e espalhar conteúdos a seus clientes, com o intuito de aumentar a visibilidade da empresa.
"Mas o conteúdo tem que ser relevante e estar além da marca. Assim, ele gera um retorno positivo para a empresa, que abre um diálogo interessante e transparente com o cliente", afirma Sylvia.
Na visão de Allan Fonseca, gerente de CRM e canais dirigidos da Sul América Seguros, a utilização de ferramentas da web 2.0 têm muito valor para a empresa, pelo fato de aumentar a comunicação e a interação com o consumidor, que utiliza esses diálogos para aperfeiçoar os produtos que vão para o mercado."Com as ferramentas sociais é possível gerar um retorno interessante com quase nenhum investimento em mídia", afirma o executivo.
Nesse sentido, a entrada das empresas no mundo da web 2.0 já começa a ser vista como um importante diferencial de mercado.
De acordo com Cristina Ponte de Andrade e Silva, gerente de marketing e relacionamento da GM do Brasil, a imersão na web 2.0 passa a se tornar vital para as empresas. "É um mercado que está em ampla expansão. Quem não entender e passar a utilizar a web 2.0 vai ficar para trás, pois não saberá o que fazer com a sua marca nesse meio", analisa Cristina.
- Feramenta de negócio