O Senado realizará seu primeiro pregão eletrônico na próxima sexta-feira, 26, com a finalidade de escolher o fornecedor de equipamentos para transmissão em videoconferência para o Interlegis. A licitação pode atingir o total de R$ 3,74 milhões.
Os equipamentos vão interligar o Senado e a Câmara dos Deputados às Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. Segundo o Senado, o pregão eletrônico tem como vantagem poder alcançar fornecedores de todo o Brasil, ultrapassando dificuldades de deslocamento enfrentadas pelas empresas para a disputa do pregão presencial.
A ideia é que, com mais fornecedores habilitados, a concorrência aumente e o preço caia. Desde junho do ano passado, servidores do Senado estão sendo treinados para utilizar essa nova modalidade de licitação – exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para liberar os recursos que financiarão a compra do sistema de videoconferência para o Interlegis.
O Serpro, o Ministério do Planejamento e o Tribunal Superior do Trabalho ajudaram nessa preparação. De acordo com o diretor da Secretaria de Patrimônio e presidente da Comissão de Licitação do Senado, Luciano Freitas de Oliveira, a tendência é que as novas licitações a serem abertas pelo Senado utilizem preferencialmente o pregão eletrônico. As informações são da Agência Senado.
- Licitação