Importação de produtos de informática e eletrônicos foi a que mais cresceu em 2011

0

Os produtos de informática, eletrônicos e óticos estão entre os que registraram o maior aumento das importações no ano passado, de acordo com o estudo “Coeficientes de Abertura Comercial”, divulgado nesta segunda-feira, 19, pela Confederação Nacional da Indústria. O relatório da CNI aponta que o setor de informática, eletrônicos e óticos saiu de um índice de importações de 45,4%, em 2010, para 51%, seguido por derivados de petróleo e combustível (de 17,8% para 23,3%) e máquinas e equipamentos (de 32,5% para 36,8%).

Segundo o estudo, dos 23 setores pesquisados, oito atingiram os níveis máximos da série histórica do coeficiente de penetração de importações, que começou em 1996. A participação do setor de informática, eletrônicos e óticos nas importações ficou abaixo apenas dos setores de extração de carvão mineral (87%) e extração de petróleo e gás natural (54,5%). O levantamento revela que um em cada cinco produtos industriais consumidos no país no ano passado foi importado.

A pesquisa também apurou que as exportações de produtos industriais cresceram em 2011 para 19,8%, dois pontos percentuais acima do registrado em 2010. Mesmo com o aumento, a fatia de participação está abaixo do recorde de 2004, de 22,9%. "A grande maioria dos setores ainda apresenta coeficientes inferiores aos níveis máximos alcançados na década passada, com exceção de extração de carvão mineral e celulose e papel", informa o documento da CNI.

A pesquisa é feita a partir do cruzamento de dados de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.