A SheWorks!, primeira e única plataforma on-line a utilizar a tecnologia em nuvem da Transparent Business para conectar mulheres em busca de oportunidades de emprego flexíveis, foi apresentada ontem na Cúpula Mundial dos Princípios do Empoderamento das Mulheres. A tecnologia combina inteligência artificial e algoritmos que permitem a pesquisa de talentos, baseados em experiências e habilidades, com ferramentas de gerenciamento de trabalho remoto para conectar profissionais mundialmente em busca de oportunidades de emprego flexíveis e na nuvem.
Calcula-se que 43% das mulheres americanas deixam suas carreiras ao tornarem-se mães para se dedicarem aos cuidados de filhos, em virtude, principalmente, de modelos de trabalho inflexíveis. A SheWorks! ajuda mulheres profissionais a encontrarem oportunidades flexíveis de trabalho à distância, ao mesmo tempo em que permite às empresas encontrar talentos qualificados e contratarem facilmente profissionais pré-selecionadas de qualquer lugar do mundo.
Ao mudar a forma de encontrar um talento e ao eliminar barreiras geográficas no mercado de trabalho, a plataforma também contribui para a redução da desigualdade de gênero, ajudando mulheres em todo o mundo a se tornarem economicamente independentes. "Nossa visão tem impacto social em vários níveis: nos países, ajudando a reduzir o desemprego e a incrementar o PIB; na vida das mulheres, que por meio da tecnologia são empoderadas ao acessarem treinamentos digitais, permitindo-as crescer profissionalmente; e nas empresas, que poderão contar com diversas equipes, captar o melhor talento do mundo e colaborar on-line, como se trabalha na economia digital", afirmou Silvina Moschini, fundadora e CEO da SheWorks!.
"Estima-se que US$ 17 bilhões sejam perdidos em nível global como resultado do gargalo de gênero e que mulheres abandonem seus empregos por falta de opções flexíveis, transparentes e viáveis de trabalho. O mundo precisa de soluções inovadoras para transformar o mercado de trabalho e é isto o que criamos com a SheWorks!". A SheWorks! conecta mulheres profissionais apostos de trabalho flexíveis, que se adaptam às suas vidas, ao mesmo tempo em que ajudam empresas a expandirem seu canal de diversidade e a gerenciarem suas equipes remotas de forma eficiente".
Em 2020, cerca de 50% da força de trabalho será remota. Os objetivos da SheWorks! estão totalmente alinhados à abordagem da Women's Empowerment Principles Forumde 2017, cujo tema é o "Empoderamento Econômico no Novo Mundo do Trabalho".
Este evento, atualmente em sua sétima edição, é uma convocatória conjunta da Fundação da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, do Escritório das Nações Unidas, da ONU Mulheres e da ONU Global Compact (UNGC). A Cúpula abordará as maneiras como a comunidade empresarial e os governos podem desempenhar um papel fundamental como defensores do empoderamento de mulheres e meninas. Também vai abordar formas sobre como medir os resultados de iniciativas para apoiar mulheres e meninas e como usar os dados para impulsionar o discurso e a ação.
O encontro acontece durante a reunião da Comissão do Estatuto da Mulher (CSW, na sigla em inglês), principal órgão intergovernamental mundial dedicado exclusivamente à promoção da igualdade entre os gêneros e o empoderamento da mulher da ONU. O tema para a sexagésima primeira sessão do CSW é o empoderamento econômico das mulheres no mercado de trabalho em transformação, o que coincide com o objetivo da SheWorks!.
Plataforma
A SheWorks! combina um Sistema de Gestão da Força de Trabalho Contingente com uma ferramenta de Monitoramento, Administração e Colaboração para ajudar as empresas a gerirem, de forma eficiente, os trabalhadores remotos.
A plataforma inclui mulheres profissionais em indústrias criativas e nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em sua sigla em inglês) como: designers gráficos e multimídia UX|UI, especialistas em marketing digital, desenvolvedoras web e mobile, engenheiras de software e especialistas em aprendizagem de máquinas e dados científicos.
O Comitê de Assessores da SheWorks! inclui nomes como o de Laura Chinchilla, presidente da Costa Rica entre 2010 e 2014; Monique Morrow, ex-CTO da Cisco Systems; Monica Talan, ex-vice-presidente de comunicação da Univisión; e Jorge Titinger, ex-CEO da Silicon Graphics.
O Conselho Consultivo inclui: Nuria Simo, diretora de Informação do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Juan Iramain, diretor-geral e Chefe de relações corporativas do Citi América Latina; Melissa Medina, vice-presidente executiva da eMerge Américas; Elizabeth Nieto, chefe global de diversidade e inclusão da MetLife; Juan Carlos Ortiz, chefe criativo da DDB Américas e presidente e CEO da DDB Latina; Luis Miguel Messianu, chefe criativo e CEO da Alma; Laura González-Estefani, diretora de desenvolvimento de negócios internacionais e alianças móveis LATAM no Facebook; Laura Gaviria Halaby, chefe de inovação aberta da Citi FinTech; Susana Garcia Robles, assessora do Fundo Monetário Internacional e líder da equipe de capital de risco do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Leonardo Ortiz Villacorta Ramirez, diretor de assuntos públicos e comunicações da Microsoft; e María Gabriela Hoch, fundadora da Vital Voices Argentina.