A Oracle e a NVIDIA anunciaram a expansão de sua colaboração para fornecer soluções soberanas de inteligência artificial para clientes no mundo todo. O objetivo é permitir que a nuvem distribuída, a infraestrutura de IA e os serviços de IA generativa da Oracle, combinados com a computação acelerada e o software de IA generativa da NVIDIA, viabilizem a criação de fábricas de IA.
Essas fábricas de IA podem executar serviços em nuvem localmente e dentro das instalações seguras de um país ou organização com uma série de controles operacionais, apoiando as metas soberanas de diversificação e impulsionando o crescimento econômico.
"À medida que a IA reformula os negócios, o setor e as políticas globais, os países e as organizações precisam fortalecer sua soberania digital para proteger seus dados mais valiosos", disse Safra Catz, CEO da Oracle. "A nossa colaboração contínua com a NVIDIA e nossa capacidade exclusiva de implantar regiões de nuvem de forma rápida e local garantirão que as sociedades possam aproveitar a IA sem comprometer sua segurança."
"Em uma era em que a inovação será impulsionada pela IA generativa, a soberania dos dados é um imperativo cultural e econômico", disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. "As aplicações e a infraestrutura de nuvem integradas da Oracle, combinadas com a computação acelerada da NVIDIA e os serviços de IA generativa, criam a flexibilidade e a segurança de que as nações e regiões precisam para controlar seu próprio destino."
Soluções prontas para ajudar os clientes a atender à soberania dos dados
A combinação da plataforma de IA de full-stack da NVIDIA com a Enterprise AI da Oracle – implementável na OCI Dedicated Region, Oracle Alloy, Oracle EU Sovereign Cloud e Oracle Government Cloud – oferece aos clientes uma solução de IA de última geração que proporciona maior controle sobre operações, localização e segurança para ajudar a apoiar a soberania digital.
Países do mundo todo estão investindo cada vez mais em infraestrutura de IA que possa apoiar suas ambições culturais e econômicas. Em 66 regiões de nuvem em 26 países, os clientes podem acessar mais de 100 serviços de nuvem e IA que abrangem infraestrutura e aplicações para oferecer suporte à migração, modernização e inovação de TI.
As ofertas combinadas podem ser implementadas por meio da nuvem pública ou no data center de um cliente em locais específicos, com controles operacionais flexíveis. A Oracle se diz o único hiperescalador capaz de fornecer IA e serviços completos de nuvem localmente, em qualquer lugar. Os serviços e preços da OCI são consistentes em todos os tipos de implementação, simplificando o planejamento, a portabilidade e o gerenciamento.
Os serviços em nuvem da Oracle aproveitam vários elementos da pilha da NVIDIA, incluindo a infraestrutura de computação acelerada da NVIDIA e a plataforma de software NVIDIA AI Enterprise, incluindo os microsserviços de inferência NVIDIA NIM anunciados recentemente, que são desenvolvidos sobre a base do software de inferência da NVIDIA, como NVIDIA TensorRT, NVIDIA TensorRT-LLM e NVIDIA Triton Inference Server.
Pioneiros da IA soberana
A Avaloq, uma das principais fornecedoras suíças de software bancário, selecionou a OCI Dedicated Region para trazer uma região de nuvem pública completa da OCI para seu próprio data center.
Já a TEAM IM, uma das principais prestadoras de serviços de gerenciamento de informações da Nova Zelândia, escolheu o Oracle Alloy para criar a primeira nuvem em hiperescala de propriedade e operação local da Nova Zelândia.
Etisalat by e&, um provedor de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos, está colaborando com a Oracle para aperfeiçoar os recursos de IA e pretende implantar clusters de GPU NVIDIA H100 Tensor Core em sua OCI Dedicated Region.
Para ajudar os clientes a atender às necessidades cada vez maiores dos modelos de IA, a Oracle planeja aproveitar a mais recente plataforma de computação NVIDIA Grace Blackwell, anunciada hoje na GTC, em OCI Supercluster e OCI Compute. O OCI Supercluster se tornará significativamente mais rápido com as novas instâncias bare metal do OCI Compute, rede RDMA de latência ultrabaixa e armazenamento de alto desempenho. A OCI Compute adotará o NVIDIA GB200 Grace™ Blackwell Superchip e o GPU NVIDIA Blackwell B200 Tensor Core.
O NVIDIA GB200 Grace Blackwell Superchip impulsionará uma nova era da computação. O GB200 oferece inferência de modelos de linguagem grande (LLM) em tempo real até 45 vezes mais rápida, com TCO 40 vezes menor e requer 40 vezes menos energia em comparação com as GPUs da geração anterior, o que aumenta a capacidade de treinamento de inteligência artificial, processamento de dados e projeto e simulação de engenharia. As unidades de processamento gráfico NVIDIA Blackwell B200 Tensor Core foram projetadas para as cargas de trabalho mais exigentes em inteligência artificial, análise de dados e computação de alto desempenho (HPC).
Os microsserviços NIM e CUDA-X da NVIDIA, incluindo NVIDIA NeMo Retriever para implantações de inferência de geração aumentada de recuperação (RAG), também ajudarão os clientes da OCI a trazer mais insights e precisão para seus copilotos de IA generativa e outras ferramentas de produtividade usando seus próprios dados.
Para atender à crescente demanda dos clientes por modelos de IA cada vez mais complexos, as empresas estão adicionando o NVIDIA Grace Blackwell ao NVIDIA DGX Cloud na OCI. Os clientes poderão acessar novas instâncias baseadas no GB200 NVL72 por meio desse serviço de supercomputador projetado em conjunto para treinamento e inferência com eficiência energética em uma era de LLMs de trilhões de parâmetros.
A implantação completa do cluster do DGX Cloud incluirá mais de 20.000 aceleradores GB200 e redes NVIDIA CX8 InfiniBand, fornecendo uma infraestrutura de nuvem altamente escalável e de alto desempenho. O cluster será composto por 72 unidades NVL 72 da GPU Blackwell e 36 unidades de CPU Grace com NVLink de quinta geração.