De acordo com o estudo "State of Scams in Brazil 2024" publicado pela Global Anti-Scam Alliance (GASA), o Brasil sofreu perdas de aproximadamente R$297,7 bilhões (54 bilhões de dólares) devido a fraudes em 2024. Além disso, estima-se que praticamente toda a população (94%) sofreu pelo menos uma tentativa de fraude por mês no ano passado.
Neste contexto, em que cada vítima de fraude perdeu em média R$ 5.700,00 (1.000 USD), tendo como principais causas o roubo de identidade, golpes por telefone e SMS ou tentativas de manipulação por meio de redes sociais, a Identy.io atualizou sua solução de identificação sem contato com a impressão digital do usuário em resposta a um problema que afeta não apenas os clientes finais, mas também instituições financeiras e bancárias públicas e privadas.
Uma das principais vantagens da tecnologia proprietária da Identy.io é que ela processa todas as informações do usuário no próprio dispositivo, maximizando a segurança geral ao reduzir o risco de perda ou vazamento de dados, com uma taxa de erro de reconhecimento inferior a 1%, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência e a lucratividade de entidades públicas, privadas ou governamentais, que não precisam fazer investimentos elevados em infraestrutura de terceiros ou gerenciamento de nuvem.
De acordo com o estudo da GASA, aproximadamente 40% das possíveis vítimas de fraude não são capazes de reconhecer as diferentes tentativas que sofrem, enquanto 45% sofrem um impacto emocional que transcende a perda financeira. Portanto, não é apenas essencial contribuir para a conscientização do usuário, mas também fornecer aos usuários e às instituições financeiras bancárias as ferramentas tecnológicas para reduzir os principais riscos envolvidos na vida digital.