O balanço do primeiro trimestre da Nokia, divulgado nesta quinta-feira (19/4), aponta uma queda nas vendas de telefones móveis, influenciada pelo aumento da competição, o que trouxe como reflexo o recuo da receita na comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento das vendas de dispositivos móveis alcançaram 5,5 bilhões de euros ante 5,8 bilhões de euros em 2006.
As vendas totais da fabricante finlandesa, no entanto, aumentaram 4%, somando 9,86 bilhões de euros, puxadas pela demanda por dispositivos multimídia, sistemas corporativos e equipamentos de redes. O lucro da Nokia, contudo, caiu 7% no trimestre, para 979 milhões de euros, comparado a 1,05 bilhão de euros um ano antes. O impacto negativo veio principalmente da queda na venda de celulares e de custos de reestruturação de 69 milhões de euros.
As vendas, segundo a Nokia, caíram em todas as regiões, exceto Ásia-Pacífico. A região com maior queda foi a América do Norte. A empresa estima deter 36% no market share global de aparelhos móveis, com crescimento de 1% sobre o ano anterior.
No segmento multimídia, a Nokia vendeu quase 8 milhões de aparelhos Nseries, incluindo o novo N95. A companhia disse que espera que o volume de vendas de celulares aumente significativamente no segundo trimestre.
O balanço da Nokia foi apresentando um dia após a Motorola, sua principal rival, divulgar um prejuízo de US$ 181 milhões no período.