A Red Hat, fornecedora de software livre e distribuições Linux, apresentou nesta quinta-feira (19/4) a estratégia de atuação para este ano no mercado brasileiro, que inclui um reforço nos investimentos e a expansão das parcerias de negócios no país.
A companhia, que acaba de se mudar para uma a nova sede em São Paulo, também pretende aumentar seu quadro de pessoal, hoje formado por cerca de 40 funcionários, e desenvolver um centro de excelência em software livre para certificação de parceiros. Hoje, com cerca de 90 parceiros e 132 aplicações certificadas, somente para a nova versão do sistema operacional, o Red Hat Enterprise Linux Advanced Platform, a meta da companhia é homologar mais 35 parceiros até o fim deste ano.
De acordo com o vice-presidente mundial de vendas da Red Hat, Alex Pinchev, que está em visita ao Brasil, o mercado brasileiro é estratégico para a companhia, por ser um dos que apresentam o maior crescimento hoje em infra-estrutura de software livre, ficando atrás apenas da índia e da China. "Temos planos para expandir nossas operações no país, através da oferta de suporte e desenvolvimento, além de uma série de outros produtos agregados ao software livre", afirma.
Um dos projetos no qual a companhia pretende investir fortemente é no programa One Laptop Per Child (OLPC), desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que criou um laptop de US$ 100, que está em fase de testes em escolas de Porto Alegre e deve criar um ambiente de inclusão digital com software livre. Além disso, o executivo destaca a tecnologia de virtualização que ajuda as empresas a economizarem com hardware e possibilita a expansão do legado com mais flexibilidade.
A Red Hat, segundo Pinchev, vai trabalhar no desenvolvimento de parcerias com universidades para disseminar o uso de software livre e formar profissionais para suprir a demanda do mercado. ?Além disso, vamos investir em certificação de hardwares e softwares, consultoria e treinamento." Ele disse que a empresa também vai foiçar fortemente na oferta de serviços e, para isso, vai integrar diversos parceiros em um mesmo ecossistema para facilitar o atendimento ao cliente e tornar os processos menos burocráticos.