A Sun Microsystems vê na implementação da TV digital no Brasil uma de suas futuras fontes de crescimento na América Latina, em especial para a linguagem Java com o desenvolvimento dos set-top boxes, os conversores de sinais utilizados para a recepção das transmissões digitais. A empresa, que já vem trabalhando com o governo federal há cerca de dois anos no desenvolvimento de ferramentas de inclusão digital, espera atrair o interesse das empresas e instituições ligadas ao projeto da TV digital brasileira.
A ponta de lança de sua estratégia será a abertura do código do Java ? programada para ocorrer até o fim deste semestre ?, que possibilitará às empresas optar pela linguagem de programação como componente embarcado nos aparelhos. "Antes de abrirmos o Java, o governo brasileiro estava receoso em relação aos royalties que programas e aparelhos criados com base na linguagem teriam de pagar, o que representaria um custo significativo ao projeto", disse o diretor de marketing da Sun no Brasil, André Echeverria. ?Mas demonstramos que com a abertura do código, os preços vão cair brutalmente.?
O Java é uma linguagem de programação que permite a criação de softwares que podem ser utilizados em vários tipos de dispositivos e que foi desenvolvida pela Sun na década de 1990, inicialmente para ajudar no funcionamento de decodificadores de TV.
A linguagem tornou-se popular em celulares — atualmente há mais de 1 bilhão de aparelhos no mundo equipados com recursos Java, segundo a Sun — e tem no Brasil uma grande comunidade de programadores que ajudam a empresa a faturar vendendo serviços e projetos para empresas e órgãos de governo.
A expectativa da Sun é aproveitar essa comunidade e a preferência do governo brasileiro por software livre para disseminar o Java na TV digital como plataforma capaz de fornecer serviços como acesso à internet aos usuários. O lançamento da TV digital no Brasil está previsto para o fim do ano.