A Intel Pakistan Corporation assinou nesta quinta-feira (19/4) um acordo com a Allama Iqbal Open University (AIOU) por meio do qual a instituição irá adotar, progressivamente, o modelo do programa One Laptop Per Child (OLPC), ou um computador por aluno, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
A AIOU se comprometeu a comprar 700 mil classmate PCs baseados na tecnologia Intel até 2009. A universidade tem como objetivo equipar seus estudantes e acadêmicos com as ferramentas necessárias para adquirir e compartilhar o conhecimento essencial para a educação digital do século 21. Dessa forma, tanto da AIOU quanto a Intel pretendem posicionar melhor a juventude do Paquistão diante da economia digital global.
Como parte da iniciativa Intel World Ahead, a fabricante de chips, juntamente com a indústria local, facilitará os planos da AIOU de equipar todos os seus estudantes com os classmate PCs e fornecer notebooks baseados na tecnologia móvel Intel Centrino para a universidade.
?A AIOU está realizando uma transformação tecnológica. Queremos desenvolver para a universidade uma infra-estrutura moderna para a educação à distância. Planejamos criar conteúdo digital e fazer a transição para as metodologias do aprendizado online, além de inserir o ICT em todos os níveis?, declarou o Prof. Dr. Mahmood H. Butt, vice-chanceler da AIOU. ?Nossa colaboração com a Intel exemplifica como esses relacionamentos podem ampliar os benefícios do ICT para as comunidades, especialmente no setor educacional."
Com os classmate PCs, os estudantes vão poder acessar suas lições on-line, interagir com os processos via internet, enviar suas tarefas on-line e serão informados em tempo real sobre eventos e anúncios da universidade. Essa iniciativa também deverá melhorar as oportunidades de emprego disponíveis para os graduados.