A Acer anunciou nesta terça-feira, 19, que vai separar a fabricação de tablet PCs e smarpthones de sua unidade de computadores. A companhia decidiu criar uma unidade especial para fabricar aparelhos com tela sensível ao toque (touch screen) chamada de Touch BG, enquanto a operação de PCs vai passar a se chamar PC Global Operations (PCGO). As unidades compunham a IT Products Group (ITGO).
Segundo comunicado da Acer, a nova unidade será comandada por Jim Wong, que assume o cargo de presidente corporativo da companhia taiwanesa, e por Simon Hwang. A PCGO será chefiada por Campbell Kan, antigo vice-presidente de "aparelhos inteligentes".
O anúncio vem pouco mais de duas semanas depois de o executivo-chefe (CEO) da Acer, Gianfranco Lanci, ter deixado a companhia por divergências no comando das operações. A justificativa oficial é de que Lanci e o conselho de administração da Acer não conseguiram chegar a um consenso quanto às direções que a empresa deveria seguir.
Extraoficialmente, porém, circularam informações de que o executivo foi forçado a renunciar ao cargo por não ter desenhado nenhuma estratégia específica para tablet PCs, levando a empresa a ficar para trás no mercado da computação pessoal. Lanci, segundo rumores, deixou o cargo por não ter conseguido entender o impacto dos tablets no mercado mundial de computadores (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Separação