O Brasil lidera o número de tentativas de roubo de dados bancários pela internet na América Latina, de acordo com levantamento da ESET, fornecedora europeia de segurança digital. A pesquisa, realizada em março pelo laboratório de ameaças da empresa localizado na região, revela que 16 bancos brasileiros tiveram seus sites falsificados por um recente ataque de phishing (em que um hacker induz o internauta a fornecer informações pessoais, normalmente por meio de um site falso como se fosse legítimo). A empresa, porém, não divulga os nomes das instituições financeiras.
O estudo diz que três servidores principais estão sendo utilizados na disseminação desse ataque no Brasil, resultando em um total de 63 sites falsos, com terminações .br, .com e .gov.br. Todos os sites falsos são iguais ou parecidos com os sites oficiais, e dão a sensação de estar acessando o site verdadeiro. A empresa indica algumas características para identificar e evitar esses ataques como, por exemplo, nunca clicar e-mails com links para as instituições financeiras, não fornecer nenhuma informação, pois elas não costumam solicitar dados do usuário desta maneira.
A Eset alerta, ainda, que os e-mails falsos trazem os logotipos das empresas, mas nunca são usados os domínios oficiais dos bancos. São usados domínios falsos, com o nome da instituição financeira incluído.
- Segurança