O número de notificações de incidentes de segurança na internet superou 87 mil no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 8% em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve uma queda de 4%, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
Uma das tendências, que se vem mantendo desde 2007, é o expressivo aumento no número de notificações de ataques a servidores web, que cresceu 116,3% em relação ao trimestre anterior e 182,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
As notificações relacionadas a tentativas de fraudes apresentaram crescimento de 31,2% em relação ao trimestre anterior e de 29,3% frente ao mesmo período de 2011. Observou-se ainda um crescimento de 81,7% no número de notificações de páginas falsas (phishing), que não envolvem bancos ou comércio eletrônico, em relação ao último trimestre de 2011. Já em comparação com o primeiro trimestre do ano passado o número foi quase sete vezes maior.
Em relação às notificações sobre cavalos-de-Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representaram 36,6% das notificações de tentativas de fraudes, o crescimento foi de 7,9% em relação ao quarto trimestre de 2011 e de 3,9% em relação ao primeiro trimestre de 2011.
Por fim, as notificações de atividades relacionadas com propagação de worms totalizaram 13.614 incidentes nesse trimestre, praticamente o mesmo número do trimestre anterior, que foi de 13.741. Comparadas ao primeiro trimestre do ano passado, as notificações quadruplicaram.