O Gaopeng.com, site chinês de compras coletivas da Tecent, empresa que possui 10% da Digital Sky Technologies, uma das acionistas do Groupon, estuda a fusão com o portal de cupons de desconto FTUan naquele país. As informações são de agências de notícias chinesas. A FTUan é uma forte concorrente do Groupon e obteve investimentos da Tencent. De acordo com analistas de mercado, ouvidos pelo blog de tecnologia TechCrunch, caso o negócio se concretize, a Tencent pode expandir seu controle na FTUan e, assim, diminuir a importância do Groupon no negócio. Essa nova situação, somada aos constantes prejuízos que o Gaopeng vem registrando no mercado chinês, pode resultar numa reavaliação da parceria e, consequentemente, a saída do site americano do país.
Em fevereiro do ano passado, o Groupon e a Tencent investiram US$ 50 milhões cada na abertura do Gaopeng. Na época, já existiam alguns portais de cupons de desconto na China, e o anúncio da chegada naquele país inflou as expectativas da empresa, ainda mais por contar com a experiência da Tencent no mercado chinês.
Depois de alguns meses, o Gaopeng começou a registrar prejuízo por conta de uma expansão desordenada e, de acordo com analistas, pela contratação excessiva de executivos estrangeiros com pouquíssimo conhecimento sobre a China e mercados relacionados, além da barreira do idioma, que dificultava a comunicação com os funcionários. Prova disso é o plano inicial que levou à contratação de 3 mil empregados em 70 cidades – hoje, opera em cerca de 20 municípios e possui bem menos empregados. Enquanto os mercados internacionais, fora da América do Norte, respondem por mais de 30% da receita do Groupon, a participação da China no resultado sempre foi marginal.
Caso a Tencent decida mesmo pela fusão com a FTUan, ficará evidente sua desistência da parceira americana, já que, segundo analistas, não faria sentido manter três negócios concorrentes no país. Além do Groupon e da FTUan, a Tencent também tem participação no site de compras coletivas QQ Tuan.