SalesForce chega a 3 mil clientes na América Latina

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A Salesforce.com, fornecedora de soluções de CRM e aplicativos em computação em nuvem, contabilizou cerca de 3 mil clientes na América Latina, dos quais 1,3 mil no Brasil, tanto de empresas locais quanto multinacionais. A informação é de Enrique Perezyera, presidente da região América Latina e Caribe da companhia, que participou de evento nesta quinta-feira, 19, em São Paulo, para divulgar a plataforma Social Enterprise e desmistificar as dificuldades de se ter aplicativos nas nuvens. O evento reuniu cerca de 600 clientes e parceiros de negócios.

Como exemplo citou alguns clientes que "estão tendo resultados de forma rápida, garantido assim o time to value, a flexibilidade e o baixo custo". A Telefônica e cliente da empresa na Inglaterra (O2), Venezuela, Colômbia, México e Estados Unidos. Neste ultimo país, segundo o executivo, a operadora aumentou em 164% suas vendas em seis meses.

A Electrolux implantou a solução na área de serviços de atendimento ao consumidor, que precisa só informar seu domicílio e o modelo do produto para conserto. O sistema aciona o serviço técnico mais próximo que tem as peças necessárias, de uma rede de mais de mil pontos de atendimento no país A Petrobras também recorreu à ferramenta para criar um portal em apenas oito dias com um orçamento de R$ 50 mil, para vender o excedente da produção de gás, para a qual contratou a solução de banco de dados como serviço.

No México, a Mercedez Bens contratou a solução da Radian6, empresa adquirida no passado pela Salesforce, para uma promoção com a Fashion Week, com objetivo de levar os clientes a fazerem teste drive nas lojas e ter a percepção da marca. Mais 150 milhões de pontos na internet no mundo são monitorados constantemente, incluindo todas as redes sociais, blogs etc. Neste caso, foi selecionado o idioma espanhol, a marca e os concorrentes. "Sessenta por cento dos clientes que fizeram o teste drive acabaram comprando o veículo. De posse da percepção foram desenvolvidas estratégias de marketing e suporte ao cliente’’, explica.

Peter Coffee, vice-presidente responsável pela área de pesquisa da plataforma, fez palestra para enfatizar os benefícios e a segurança que o cloud computing traz para as empresas, ressaltando que o governo dos Estados Unidos recentemente divulgou uma orientação de que suas agências devem prioritariamente usar soluções desenvolvidas na nuvem e usar uma cloud comercial preferencialmente.

Como um exemplo de rapidez no desenvolvimento Coffee citou o caso de uma empresa que desenvolveu um app em apenas quatro dias, instalou em 4 mil iPads e eliminou o uso de formulários em papel. "Um processo que demorava 18 horas para ser executado foi feito em apenas uma hora. Se o cliente fosse fazer o desenvolvimento tradicional em DotNet e Java demoraria no mínimo três meses", enfatizou.

Segundo ele, a empresa não pode colocar o processo existente da área de TI, mas colocá-lo perto do cliente, junto do usuário, o que normalmente não é bem visto pelos profissionais de tecnologia. "O trabalho de manutenção de sistemas que demoram de dois a três dias por ano para sere executados no modelo tradicional, quando estão na nuvem levam de dois a três minutos por ano", afirma Coffee.

O executivo conta ainda que a Enterasys implantou nos equipamentos de diagnóstico de sua rede global um sistema que informa aos técnicos a situação dos equipamentos através de uma mensagem pelo Facebook, Twitter ou pelo Chatter, a rede social nativa da Salesforce.

Testemunhos de clientes

No evento, quatro clientes deram seus testemunhos sobre a adesão à plataforma Sales Force. A Sygenta unificou dois projetos, um envolvendo sistema de automação de vendas e outro de CRM social, que eram originalmente separados, num projeto único usando a versão SalesForce Plus (que inclui a rede social Chatter). O projeto atende 600 funcionários e foi desenvolvido em 24 semanas.

A Saint Gobain Abrasivos deu o "go live" no início de abril do ano passado do sistema que inclui vendas, marketing, áreas técnicas e de serviços aos clientes. Foram envolvidos 275 funcionários (200 de vendas e 75 de back office). Com ele foram desenvolvidos 98 projetos que trouxeram R$ 12,5 milhões de vendas adicionais. O SafesForce substitui o CRM tradicional que vinha junto com o sistema de ERP contratado em 2002, que era subutilizado.

A Supergasbrás procurou ter uma visão 360º do cliente, implantando a agenda comercial, controle do pipeline e de contratos para 600 colaboradores nas áreas comercial, técnica e de atendimento. Com a facilidade de uso do sistema, que descolou o Outlook, os vendedores conseguiram mais tempo para atender os 4 mil parceiros de negócios.

O quarto case apresentado foi da ONG Turma do Bem, que reúne 13 mil dentistas em dez países da America Latina, que atende jovens entre 11 e 18 anos, principalmente os da faixa de maior idade que se encontram na faixa do primeiro emprego. A ONG se beneficia do programa filantrópico Foundation da Salesforce que prevê 1% de investimento, 1% de doação de produto e 1% do tempo dos colaboradores para apoiar o projeto.

Grandes negócios

A Sales Force fez nos dois últimos anos uma reformulação no atendimento ao mercado brasileiro, que no início da operação local, há oito anos, contava com um único distribuidor, a Valuenet. Hoje, além dela, conta com a CloudB e TOPi Tem também um grande integrador nacional, a Resource, e duas consultorias internacionais, a CSC e a Delloitte.

Perezyera diz que a empresa assinou recentemente os dois maiores contratos de sua história. Um com a HP, de US$ 85 milhões, que substituirá o CRM Siebel Oracle mundialmente, e outro com a seguradora norte-americana State Farmer, no valor de US$ 140 milhões, para atender mais de 100 mil PAs – posição de atendimento do contact center. 

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