A Furukawa Electric LatAm fechou o ano fiscal de 2017, encerrado em março, com uma receita líquida de R$ 901 milhões. O valor representa um crescimento de 16% em relação ao exercício anterior. Para 2018, a previsão é de aumento na receita em 17%, apoiado por investimentos que deverão atingir R$ 43 milhões.
A fabricante, especializada em cabos de fibra óptica, credita os resultados à estratégia adotada há um ano, que visa fortalecer e expandir a marca Furukawa Electric LatAm no cenário global. A fabricante considera que conseguiu tornar a marca mais forte no Brasil e nos demais países onde atua.
As exportações cresceram 3% em 2017 e novos países, especialmente do Sudeste Asiático e do Norte da África, passaram a fazer parte do mercado da empresa. A expansão motivou a ampliação da linha de produtos da Furukawa, feita através de parcerias estratégicas, como a firmada no início deste ano com a Intracom Telecom.
Neste caso, a intenção é ofertar soluções híbridas, integrando as tecnologias de fibra óptica e sem fio (rádio), com foco em aplicações como Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0 e redes 5G.
A Furukawa também inaugurou uma fábrica de conectividade e expandiu seu centro de distribuição, ambos em Curitiba (PR), em janeiro deste ano. A nova fábrica deverá atender às necessidades do segmento de data centers, que demanda produtos customizados e prazos cada vez mais curtos, e dos provedores de internet (ISPs). Já o centro de distribuição tem o objetivo de atender ao crescimento da modalidade de e-commerce da empresa e dar mais agilidade às entregas.
Os novos investimentos devem focar na expansão da linha de cabos ópticos da Furukawa, bem como no aumento da produção de fibra. A intenção é acompanhar o crescimento da demanda por fibra na América Latina, principalmente na construção de redes 5G. A fábrica de Sorocaba (SP) deverá ampliar em 20% a capacidade de produção do produto. A produção nas unidades na Argentina e Colômbia também devem aumentar.