A Algar Telecom testa pela primeira vez em sua rede 5G a faixa de 26 GHz. Os experimentos, feitos em parceria com a Huawei, ultrapassaram os 6 gigas de transferência. Atualmente, as taxas chegam a até 1 giga.
Em 2021, a Algar Telecom lançou a tecnologia na frequência de 2,3 GHz e hoje opera também em 3,5 GHz. Naquele momento, o serviço chegou a três cidades: Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). Atualmente, a rede de quinta geração está presente em 33 cidades e 131 sites nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.
A frequência em teste foi obtida pela companhia no leilão de 5G e está disponível para sua área original de atuação. As ofertas de serviço na faixa de 26 GHz ainda não são utilizadas no mercado pois dependem de variáveis técnicas, de regulamentação e de equipamentos compatíveis para a utilização pelo usuário final, tanto para consumidores do varejo quanto do segmento empresarial. Um exemplo são os próprios celulares capazes de operar nessa frequência, mas a expectativa é de que, com a evolução do mercado móvel, essas ofertas se tornem acessíveis num futuro próximo.